Setor sucroenergético está otimista com o avanço do programa Renovabio
06-06-2017

Lideranças empresariais e Governo debatem programa considerado fundamental para desenvolvimento sustentável do Brasil
Lideranças empresariais e Governo debatem programa considerado fundamental para desenvolvimento sustentável do Brasil

Para iniciar a Semana Mundial do Meio Ambiente, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), esteve presente em evento da FIESP, nesta manhã de 5 de junho, em São Paulo, que reuniu líderes empresariais para conhecerem o programa RenovaBio e sua importância para o Brasil cumprir suas metas ambientais. O encontro foi organizado pelos Conselhos Superiores da FIESP do Meio Ambiente (COSEMA), de Infraestrutura (COINFRA) e do Agronegócio (COSAG).

Lançado no final de 2016, no âmbito da Conferência do Clima (COP-21), o RenovaBio é um programa do Governo Federal para expandir a produção de biocombustíveis, visando a descarbonização do transporte, com base em uma política previsível e sustentável.

Durante o encontro, Márcio Felix, Secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, apresentou as premissas, valores e metas do RenovaBio e reforçou a importância da próxima reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), no dia 08 de junho, para formalizar suas diretrizes estratégicas como política pública. A expectativa é de que as medidas normativas à sua implantação sejam definidas em até 120 dias para depois ser submetido à aprovação do Congresso Nacional. No entanto, o Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, manifestou desejo de encurtar esse prazo para 90 dias.

Para a UNICA, entidade que está diretamente empenhada na construção e avanço do RenovaBio, o evento foi de extrema importância. "Precisamos engajar empresários e a sociedade nesta causa, ou seja, a descarbonização do transporte no Brasil. Estamos muito otimistas com o andamento desse programa no governo, especialmente após a reunião do CNPE. O Brasil precisa de projetos positivos que visam crescimento econômico, social e ambiental", afirma Elizabeth Farina, presidente da UNICA.

UNICA
A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA - www.unica.com.br) é a entidade representativa das principais unidades produtoras de açúcar, etanol (álcool combustível) e bioeletricidade da região Centro-Sul do Brasil, principalmente do Estado de São Paulo. As usinas associadas à UNICA são responsáveis por mais de 50% da produção nacional de cana, 60% da produção de etanol e quase 70% da bioeletricidade ofertada para o Sistema Interligado Nacional (SIN). Na safra 2016/17, o Brasil produziu aproximadamente 651 milhões de toneladas de cana, matéria-prima utilizada para a produção de 38,7 milhões de toneladas de açúcar, 27,2 bilhões de litros de etanol e mais de 20 TWh para a rede elétrica nacional.