Soja é opção para recuperar solo de canavial no Noroeste de São Paulo
24-04-2017

No cultivo direto da soja, é possível diminuir o tempo de espera até o novo plantio da cana (Foto: Reprodução/TVTEM)
No cultivo direto da soja, é possível diminuir o tempo de espera até o novo plantio da cana (Foto: Reprodução/TVTEM)

Grão tem substituído amendoim, antes usado pelos agricultores para equilibrar reservas de minerais do solo. Prática diminui tempo de espera até novo plantio da cana.

O Noroeste de São Paulo responde por quase 20% de toda a cana do Brasil. A área cultivada ocupa mais de 1 milhão de hectares. Roney Cabreira planta cana no município de Novais. Todo ano, depois da colheita, ele separa 25% da área para fazer a chamada reforma do canavial, conhecida também por rotatividade de cultura.

Ela é importante para recuperar o solo após um longo período de desgaste com a plantação de uma mesma lavoura, o que causa um desequilíbrio nas reservas de minerais.
Soja é opção para recuperar solo de canavial no Noroeste de São Paulo
(Vídeo: veja a reportagem exibida no programa em 23/04/2017)
O amendoim tem sido ao longo do tempo a escolha de muitos agricultores pra reformar o canavial. Mas pesquisas feitas pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), mostram que o plantio direto da soja sobre a palha da cana traz vários resultados positivos para o solo.
No cultivo direto da soja, é possível diminuir o tempo de espera até o novo plantio da cana. Com o amendoim, são necessários quase cinco meses do plantio à colheita. Já na soja, o tempo é de pouco mais de três meses.
Luiz Antônio Canônico Júnior foi um dos primeiros agricultores da região Noroeste a fazer esse tipo de plantio. Ele tá indo para o terceiro ano e diz que não se arrepende. O agricultor destaca que trabalhar dessa forma permite rapidez no plantio e um aproveitamento melhor da umidade do solo.

Veja em: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/nosso-campo/noticia/soja-e-opcao-para-recuperar-solo-de-canavial-no-noroeste-de-sao-paulo.ghtml