Startup cria ferramenta para selecionar mudas pré-brotadas ideais de canavoltar

Publicado em : 29/09/2017
Startup cria ferramenta para selecionar mudas pré-brotadas ideais de cana
Sistema MVSIA - Tecnologia faz a seleção das mudas e se baseia em critérios como o enraizamento, cor, diâmetro do caule e altura. Foto: Divulgação MVSIA

Um sistema mecatrônico que separa as consideradas boas das ruins em caixas separadas

Selecionar mudas de cana-de-açúcar em condições favoráveis para o plantio se tornou uma tarefa fácil graças à tecnologia criada pela startup MVSIA. A tecnologia faz a seleção das mudas utilizando visão computacional e inteligência artificial e se baseia em critérios como o enraizamento, cor, diâmetro do caule e altura para diferenciar aquelas com melhores condições para o plantio.


Um dos idealizadores da startup, Fernando Lopes explica que, atualmente, esse processo, seja nas usinas ou seja nas agrícolas, é feito manualmente. “Com o software, a qualidade do canavial formado será muito maior, pois não haverá interferência por falha humana na seleção, ou seja, apenas as mudas prontas para o campo serão selecionadas. Redução de custos com mão de obra é outro benefício da tecnologia.”

O engenheiro explica que o software é montado em uma máquina dotada de uma esteira que leva a muda para que sejam tiradas fotos da mesma. O sistema, por sua vez, selecionará as melhores. Ainda há um sistema mecatrônico que separa as consideradas boas das ruins em caixas separadas. A capacidade é de analisar e separar uma muda por segundo. “A máquina ainda gera relatórios diários de quantas mudas foram separadas ou qual o nível médio de enraizamento”, detalha Lopes.

Sem previsão de lançamento no mercado, o protótipo já é um sucesso no meio canavieiro. Em seu curto período de vida já ganhou duas importantes premiações: o Prêmio Odebrecht de Desenvolvimento Sustentável e o Prêmio INOVACANA. Para Lopes, experiências como essas são imprescindíveis para o crescimento da startup. “A premiação em dinheiro é muito importante para nós, porque estamos investindo na empresa. Isso sem falar nos ganhos com a divulgação do projeto.”

Veja matéria completa na editoria Capa, na edição 46 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •