Sugestões para o controle da grama-sedavoltar

Publicado em : 03/07/2015
Sugestões para o controle da grama-seda
Um canavial infestado e com três cortes, cujo potencial era de 80 ton/ha, irá produzir apenas 45 ton/ha, ou seja, uma redução de 35 ton/ha

Caso a grama-seda já tenha se instalado no canavial, é importante que o produtor inicie o manejo o mais breve possível. O consultor Weber Geraldo Valério frisa que a única forma de controlar de forma eficiente essa daninha é através da reforma do canavial. “Além disso, os plantios devem ser realizados de 18 meses (ano e meio), ou seja, da 2ª quinzena de janeiro até abril, ou meados de maio, se ainda tiver umidade”.

Valério destaca, ainda, os principais pontos de um programa de desinfestação de grama-seda:

1. Após a última colheita (no máximo até setembro), com a cultura e a grama-seda brotada, aplica-se Glifosato + Imazapyr, sendo que a dose do Imazapyr dependerá da textura do solo, teor de matéria orgânica, etc. Já o Glifosato de 70 a 90% da dose recomendada.
2. Após 20 a 25 dias da aplicação, é fundamental uma gradeação visando o fracionamento dos rizomas, aumentando a exposição do produto, melhorando a absorção e translocação. “Essa operação é decisiva”, afirma.
3. É recomendável adicionar matéria orgânica nas áreas que necessitam ser sistematizadas (remoção de solo)
4. É obrigatório se atentar ao tempo entre a aplicação e o plantio, ou seja, de 100 a 120 dias, com no mínimo 100 mm de precipitação nesse período.
5. Controle potencializado: normalmente atingiu-se de 85% a 95% de controle com essa 1ª intervenção, no entanto, a incorporação de Clomazone (800) nas dosagens de 1,3 a 1,5 (aplicação complementar) uma semana antes do plantio tem proporcionado controles próximos a 100%, minimizando drasticamente intervenções manuais antes do nivelamento.

Veja mais informações na revista digital CanaOnline. Visualize no site ou baixe o aplicativo CanaOnline grátis para tablets e smartphones e baixe grátis as edições da revista – www.canaonline.com.br


Fonte: CanaOnline
  • Imprima
    esse Conteúdo
  • Envie para
    um amigo
  • Compartilhar
    o conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •