Tereos pretende se tornar um dos líderes globais na distribuição internacional de açúcar branco
10-11-2014

A Tereos, quinto maior produtor mundial de açúcar, pretende tornar-se também um player importante na distribuição de açúcar branco. Com uma posição industrial consolidada na Europa e no Brasil - duas das regiões mais competitivas do mundo para a produção de açúcar branco - e presença no leste da África, a Tereos pretende conquistar uma participação de mercado de 15% na distribuição de açúcar branco em todo o mundo até 2020. Com a reforma do regime de mercado de açúcar em 2017, a União Europeia estará livre para exportar para um mercado global em expansão que cresce a uma taxa anual de 2 a 3%, impulsionada pelos países emergentes. Com a Tereos Commodities, o Grupo oferece aos seus clientes um amplo portfólio construído em torno de uma cadeia de valor sustentável. Patrick Dean encabeçará o negócio de comercialização e distribuição de açúcar.

"Com a criação da Tereos Commodities, estamos confirmando nosso compromisso de oferecer a nossos clientes soluções que atendam suas necessidades, a fim de apoiá-los nos mercados em que se desenvolvem com produtos de qualidade, a partir de uma cadeia de fornecimento sustentável e gerida de forma eficaz. Para implementar esse projeto, a Tereos vai contar com ativos fortes: suas instalações industriais competitivas ao redor do mundo, a sua excepcional capacidade de suprimento e a excelente equipe comercial", diz Alexis Duval, CEO da Tereos.

Oferta diferenciada para seus clientes num mercado global crescente

A Tereos ocupa uma posição importante no mercado. Com uma longa história na indústria do açúcar na França, em poucos anos tornou-se um dos principais produtores de açúcar do mundo. O grupo já possui um dos portfólios mais completos e inovadores da indústria de adoçantes, além de capacidade de produção em 12 países e quatro continentes (Europa, América, África, Ásia) com os mais altos padrões de segurança e qualidade dos alimentos. A Tereos ampliou sua gama de produtos para melhor atender seus clientes e estabelecer parcerias estratégicas com eles.

Apoiar os clientes com uma gestão global da cadeia de fornecimento

Impulsionado por um aumento da população, o consumo mundial de açúcar está crescendo a uma taxa de 2 a 3% ao ano, especialmente na Ásia e na África. Os consumidores, entretanto, enfrentam uma maior volatilidade no preço dos gêneros alimentícios e expressaram maiores necessidades em termos de segurança do alimento, rastreabilidade e sustentabilidade. A Tereos acredita firmemente que sua capacidade de apoiar a indústria de alimentos, e crescer com ela internacionalmente, oferecendo-lhe produtos de qualidade e garantindo uma cadeia de abastecimento gerida de forma eficaz, será essencial para a satisfação de seus clientes.

Estrutura de produção competitiva com foco em exportações

A Tereos tem posições de liderança industrial na Europa e no Brasil, bem como locais na África, uma região onde o consumo está crescendo a um ritmo forte.

Na Europa, a Tereos opera 12 fábricas de açúcar das mais competitivas do continente e conta com um forte relacionamento com seus 12 mil produtores cooperados. Esta posição favorável permitirá que o grupo esteja bem preparado para o fim das cotas de produção e da possibilidade dos produtores europeus aumentarem suas exportações a partir de 2017. Depois de ter liderado mundialmente a exportação de açúcar branco por muitos anos, a União Europeia viu suas exportações limitadas a 1.350 mil toneladas a partir de 2005. Nesse contexto, a Tereos anunciou recentemente que irá aumentar sua produção em 20% na Europa em 2017.

No Brasil, país líder na exportação de açúcar no mundo, com cerca de 50% do mercado, a Tereos é o terceiro maior produtor e já é um dos principais exportadores de açúcar branco, graças às suas sete fábricas de açúcar, que estão entre as mais competitivas no País.

Na região do Oceano Índico, a Tereos é líder de mercado na Ilha da Reunião. Na África, a Tereos tem uma presença industrial em Moçambique e um investimento estratégico na Tanzânia.

Em todas as regiões onde está presente, o Grupo Tereos tem desenvolvido parcerias privilegiadas com os produtores agrícolas locais, que estão ajudando a impulsionar o progresso agrícola e a garantir produtos de qualidade a partir de uma cadeia de valor sustentável.

Meta Estabelecida

A oferta desenvolvida pela Tereos é uma resposta às necessidades urgentes dos clientes e consumidores para uma cadeia de abastecimento mais integrada, desde a produção agrícola até as áreas de consumo, garantindo transparência e eficiência. O modo como as técnicas de produção do grupo e a origem de suas matérias-primas se complementam também permitirá a oferta de uma ampla gama de soluções para seus clientes, e ao mesmo tempo, irá satisfazer suas necessidades de maior flexibilidade. Nesse ambiente, o objetivo do Grupo é de representar 15% do comércio internacional de açúcar branco até 2020, a fim de atender às expectativas de seus clientes.