Unica, ICMBIO e FMC realizam workshop sobre proteção às onças pardas nos canaviais
11-11-2014

O Centro de Cana IAC, sediado em Ribeirão Preto, SP, recebeu, nesta quarta-feira (11), o segundo workshop do Cana Conviver, projeto firmado no ano passado entre a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), do Ministério do Meio Ambiente, com patrocínio da FMC Agricultural Solutions.

Segundo Márcia Rodrigues, analista ambiental do ICMBIO, a ideia do evento é treinar multiplicadores das usinas associadas à Unica para o manejo de fauna silvestre encontrada nos canaviais, com ênfase na onça.

Ela conta que esse animal foi escolhido para esse projeto por garantir a biodiversidade da cadeia alimentar abaixo dele. "Se a onça desaparecer, os outros predadores vão se multiplicar e brigar entre si, o que fará com que seus alimentos acabem. Além disso, as presas da onça também vão se multiplicar, ampliando, assim, a possibilidade de surgimento de doenças, como a febre maculosa e a leishmaniose".

O diretor de marketing da FMC, Marcio Farah, destaca a importância das ações. “O projeto visa adotar as melhores práticas de manejo para a conservação da biodiversidade dentro dos canaviais, principalmente, cuidar da preservação da onça-parda. Temos muito orgulho em participar desse projeto. O retorno da convivência da Onça Parda em regiões próximas aos canaviais comprova o quanto evoluímos quanto a convivência da agricultura e a biodiversidade”, ressalta Farah.

O evento contou com a participação de várias usinas da região de Ribeirão Preto, como a São Martinho, Batatais, Santa Lúcia e Santa Cruz. O próximo workshop será realizado no Hotel Ipê Park, em São José do Rio Preto, SP, no dia 25 de novembro às 8h30.