Usina Cerradão tem ganho de 7% em tempo de transbordamento de cana
21-07-2016

O ganho é resultado do uso de transbordo de alta capacidade

Recentemente, a Usina Cerradão, localizada no município mineiro de Frutal, adquiriu um transbordo de 21 mil toneladas e o inseriu em uma frente de colheita a fim de realizar testes para comprovar a eficiência dessa nova tecnologia. Os resultados, segundo o gerente de produção agrícola da Unidade, Michel Fernandes, não poderiam ter sido melhores.

Ele explica que, com apenas um transbordo de alta capacidade, em vez de dois com capacidades medianas, o tempo de cada transbordamento caiu cerca de 50 segundos, um ganho de 7%. “Se no final de cada dia, esse tempo resulta em uma diferença monstruosa em retorno para o CCT (Corte, Carregamento e Transporte), imagine ao final de uma safra.”

Antes da adoção da tecnologia, uma das preocupações da Usina era relacionada a um possível aumento de consumo de diesel por parte dos tratores. Porém, essas inquietações se mostraram infundadas, já que esse aumento foi de apenas 3%. “Esse valor acaba sendo compensado devido aos ganhos no tempo de carga e descarga na usina.”

Como afirmado, a Cerradão conta, atualmente, com apenas uma frente de colheita que já usufrui dos benefícios dos transbordos gigantes. Porém, Fernandes afirma que, quando chegar a hora de renovar as frotas, mais desses implementos de alta capacidade serão adquiridos.

Veja matéria completa na editoria Mecanização, na edição 34 da CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.