Usina Coruripe intensifica investimentos em preservação ambiental e promove Semana da Sustentabilidade em Alagoas
31-05-2017

A atenção ao meio ambiente se intensifica a cada dia, levando as empresas a adotar novos valores e a investir em projetos e na promoção de campanhas que incluam questão ambiental. Na Usina Coruripe, uma das maiores do setor sucroalcooleiro do país, com mais de 90 anos de atuação, a responsabilidade ambiental e a preocupação com o bem-estar social são alguns dos diferenciais culturais da empresa, que, por meio de diversas ações, é cada vez mais vista como referência nacional. Nesse sentido, entre os dias 30 de maio e 1º de junho, a empresa promove, na sede localizada em Coruripe (AL), a Semana da Sustentabilidade, que inclui uma série de iniciativas sobre preservação do meio ambiente.

Uma das ações dedicada à natureza -em celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho- é a soltura de 1 milhão de peixes no rio Coruripe, entre alevinos de xira e piau, espécies nativas da região. A Semana da Sustentabilidade também terá palestras sobre preservação da água, 5S, gestão de resíduos, fauna brasileira e seus biomas, alfabetização ecológica e tráfico de animais silvestres. O público também poderá assistir peças de teatro com os temas "5Rs da sustentabilidade" e "Todos em defesa da vida animal - Diga não à caça". As escolas municipais de Coruripe vão participar de um concurso cultural de cordel sobre sustentabilidade.

Além da promoção da Semana da Sustentabilidade, realizada há 12 anos, a Usina Coruripe tem destinado recursos a programas socioambientais: somente em 2016, a empresa investiu cerca de R$ 1 milhão. Entre as ações da empresa para preservação ambiental, destaca-se a a intensificação do monitoramento de seus 17 mil hectares de área preservada. Aproximadamente 9 mil hectares já foram transformados em Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), que são uma forma irreversível de manter a área permanentemente preservada. É o caso de Porto Cajueiro, no município de Januária, no Norte de Minas, e de Pereira, em Feliz Deserto, litoral de Alagoas.

A empresa também inseriu todas as suas áreas no Cadastro Ambiental Rural, do governo federal, e otimizou a análise e o acompanhando de indicadores, como o consumo de água e de energia. Além disso, realizou diversas campanhas internas de incentivo à redução do consumo e desperdícios.

Outro destaque é a sementeira de árvores da Mata Atlântica, que produziu cerca de 55 mil mudas de 35 espécies nativas da Mata Atlântica para utilizar em seu programa de reflorestamento e recomposição florestal, além de atender às necessidades das comunidades e instituições parceiras da empresa. Entre as espécies estão pau-brasil, ipê amarelo, ipê roxo, canafístula, cabo-de-facão, jaqueira-do-brejo, peroba rosa, visgueiro, oricuri, jenipapo, maçaranduba, sucupira preta, ingazeira, pitanga, pitomba e outras.

Na produção, coleta e distribuição, a empresa conta com a parceria do Instituto para o Desenvolvimento Social e Ecológico (Idese), uma instituição que tem como objetivo promover a preservação da natureza e o progresso da comunidade, por meio da promoção de ações voltadas para o desenvolvimento sustentável.


Outras ações ambientais

Além da produção de mudas para a formação de corredores ecológicos, a Usina Coruripe também atua ambientalmente no monitoramento do rio Coruripe; no repovoamento do rio com espécies nativas da região; na utilização de água no processo industrial, em circuito fechado; no tratamento de efluentes líquidos da indústria e da manutenção automotiva; e no gerenciamento e monitoramento dos resíduos sólidos.

Há ainda o aproveitamento da torta e filtro na adubação; o uso da vinhaça e água de lavagem de cana na fertirrigação; a cogeração de energia por meio da biomassa; a preservação da reserva legal; a produção de mudas com espécies nativas da Mata Atlântica; a recomposição das matas ciliares e áreas degradadas; o apoio a pesquisas científicas; a implantação de programas de desenvolvimento sustentável com as comunidades; e o Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Sítio do Pau-brasil.

A Coruripe também vem recuperando matas ciliares e substituindo a cana plantada nas áreas de encostas por reflorestamento. "A sustentabilidade é um dos pilares da filosofia empresarial da Usina Coruripe. A preservação da natureza e o cuidado com o ser humano também são prioridades na empresa, que pauta os seus trabalhos alicerçados na responsabilidade socioambiental", destaca o gerente de Sustentabilidade, Bertholdino Apolônio Teixeira Junior.


Sobre a Usina Coruripe

A Usina Coruripe, controlada pelo grupo Tércio Wanderley, com sede em Coruripe (AL) e fundada em 1925, é a maior empresa do setor sucroalcooleiro no Norte/Nordeste e uma das oito maiores do Brasil. Com quatro unidades em Minas Gerais e uma em Alagoas, possui capacidade de moagem de 14,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, produz açúcar VHP, açúcar cristal e etanol e exporta energia elétrica.