Usina é multada em mais de R$ 250 mil por queima ilegal de cana-de-açúcar em Queiroz
18-05-2017

Policiais ambientais foram atender um ocorrência de queimada em Queiroz (Foto: Polícia Ambiental / Divulgação
Policiais ambientais foram atender um ocorrência de queimada em Queiroz (Foto: Polícia Ambiental / Divulgação

Policiais ambientais foram atender uma ocorrência de queimada e constataram a irregularidade. A empresa nega e diz que foi um ato criminoso.

Por G1 Bauru e Marília

Uma usina de Queiroz (SP) foi multada em R$ 251 mil por crime ambiental em virtude da queima irregular no cultivo de cana-de-açúcar. De acordo com informações da Polícia Ambiental, os policiais foram atender uma ocorrência de queimada registrada no satélite de monitoramento na terça-feira (16) e quando chegaram ao local constataram a queima ilegal em uma área de 251 hectares.
Durante a vistoria, os policiais constataram a plantação de cana-de-açúcar estava com mais de dois metros de altura, portanto em “ponto de corte” e que os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais captaram focos de queimada durante todo o dia, caracterizando que não houve um efetivo combate às chamas.
A usina foi multada por fazer uso de fogo em área agropastoril, sem autorização do órgão competente.
Em nota, a Clealco esclarece que não se trata de queima ilegal e sim de uma prática criminosa, que foi levada ao conhecimento das autoridades competentes pela própria empresas. A Companhia disse ainda eu há mais de três anos não realiza e nem incentiva a prática de qualquer queima de cana-de-açúcar, utilizando a colheita mecanizada em suas operações, seguindo o Protocolo Agroambiental firmado em 2007 junto ao Governo do Estado de São Paulo.