Usina Estiva é a Empresa do Ano em Responsabilidade Social
27-08-2014

 A Usina São José da Estiva foi reconhecida como Empresa do Ano em Responsabilidade Social no Prêmio MasterCana Centro-Sul 2014. Além disso, conquistou outros dois prêmios, na categoria Educação e Cultura - pelo projeto Mãos Dadas, e o de Empresário do Ano, ao diretor Sandro Cabrera. "Fiquei muito feliz por ser um reconhecimento, não só do meu trabalho, mas de todo o trabalho que é feito na usina. Isto é resultado da dedicação de cada um, do comprometimento e da união de todos", afirmou Sandro.

A empresa ainda recebeu outros sete certificados como finalista - segundo ou terceiro lugares, na cerimônia de premiação realizada em Ribeirão Preto, noite da última segunda-feira, dia 25. No total eram nove indicações, em sete categorias, do prêmio que reconhece e premia práticas de gestão de pessoas e responsabilidade socioambiental nas empresas do setor sucroenergético e é realizado pela ProCana Brasil com apoio do Gerhai(Grupo de Estudos de Recursos Humanos da Agroindústria.

A Estiva superou outras sete empresas, também indicadas ao prêmio de Empresa do Ano em Responsabilidade Social, ao apresentar parte dos projetos sociais que promove, de forma pontual ou perene, para seus públicos interno e externo. O resultado da noite de premiações, sete certificados e três prêmios, foi entendido como reflexo da união de esforços de todos. "Avalio esta noite como o resultado de um trabalho de equipe, de várias pessoas, por vários anos com melhoria contínua em diversos setores.

Estamos aqui vendo o trabalho social, não só para os colaboradores e para a comunidade, projetos que vingaram, são mantidos e hoje se tornam exemplo para todo o setor sucroenergético", afirmou o gerente de Recursos Humanos Luiz Doro.

O prêmio de Empresa do Ano rendeu, além do troféu, uma bolsa de estudos para pós graduação com direito à imersão para aprendizado no exterior.

"Mais um estímulo para darmos sempre o nosso melhor", apontou Sandro. Este foi o ano em que a Usina Estiva apresentou o maior número de projetos para o MasterCana Social, 24 no total. "A maioria dos projetos existe há vários anos e outros estão acontecendo há menos tempo, mas com igual impacto para o público atendido", afirmou Rose Guerra, do setor de Comunicação, Eventos e Responsabilidade Social.

O projeto que ficou com o prêmio Master Cana Social 2014 na categoria Educação e Cultura, o Mãos Dadas, também conhecido como acompanhamento psicopedagógico, oferece aulas de reforço e acompanhamento psicopedagógico e psicológico para alunos de 5 a 13 anos e suas famílias. Em média, 70 alunos são atendidos por ano, desde 1991.

A psicopedagoga Ana Cláudia Melhado realiza encontros de avaliação com os pais ou responsáveis pelos alunos e, recentemente, passou a promover reuniões destinadas exclusivamente ao pai de cada criança ou adolescente, como o que ocorreu na segunda semana de agosto. "É um trabalho que nos mostra resultados muito satisfatórios e vê-lo reconhecido agora, com este prêmio, é emocionante. Fiquei surpresa", afirmou Ana Cláudia ao receber a premiação em Ribeirão Preto.

O diretor Sandro estava feliz com o resultado da cerimônia de premiação. Durante a noite, subiu ao palco duas vezes para receber prêmios, uma delas acompanhado da esposa Valéria, que também representa a empresa. Sandro ainda ouviu o nome da Usina Estiva ser citado outras 18 vezes durante o anúncio dos finalistas e vencedores do Master Cana Social.

"Fiquei muito emocionado e senti uma alegria imensa ao receber o prêmio como Empresário do Ano, mas quero dizer que esta noite foi maravilhosa, com resultados fantásticos, e vamos celebrar muito isso", afirmou.

O empresário também elogiou a iniciativa da ProCana Brasil ao promover o prêmio. "Este é um incentivo muito importante para todo nós deste setor e o resultado que conquistamos nos motiva a todos, especialmente nossos colaboradores, para participar cada vez mais", apontou. No grupo da Estiva, presente à cerimônia de premiação, estavam o diretor Sandro e sua esposa Valéria de Biasi Cabrera com representantes de cada categoria indicada: das áreas de Recursos Humanos, Medicina e Segurança do Trabalho, Benefícios e Educação estavam Luiz Doro, Ana Cláudia Melhado, Kesya Costa Peres, Elisângela Aparício e José Luiz Passoni. Do setor de Comunicação, Eventos e Responsabilidade Social estavam Rose Guerra, Natália Pedrassani e Gislaine Sampaio.

Gislaine Sampaio