Usinas Santa Terezinha consegue ganhos de 10% em ATR em área maturada
08-06-2017

Devido ao excesso de chuvas que ocasiona uma safra extremamente molhada no Paraná, a unidade Paranacity, do Grupo Santa Terezinha, aplica maturador em 95% de sua área de colheita. Por conta desse número, a aplicação ocorre, praticamente, durante todo o ano, inclusive no meio da safra. “Para nossas condições de clima, é muito viável aplicar no meio do ano”, conta o supervisor de planejamento e desenvolvimento agrícola da Unidade, Marcelo Ferreira Aquino.

Mas isso não impediu a usina de participar do Desafio MultiplicAção, realizado pela Syngenta, com o objetivo de mostrar ganhos com o uso do maturador Moddus. Foram separados 148 hectares para a área do prêmio, com talhões maturados com Moddus e outros de testemunha. “Devido à idade avançada dos canaviais, aliada a alguns veranicos, a área do Desafio registrou ganhos de 10% em ATR, valores abaixo dos 20% que alcançamos, normalmente, com o uso do maturador da Syngenta.”

Porém, as usinas que avaliaram o Grupo Santa Terezinha na premiação não levaram em conta esses números, já que o foco da apresentação de Aquino foram os outros ganhos decorrentes do uso do Moddus no meio de safra. “Não vimos interferência na brotação em função da aplicação do maturador como registramos, usualmente, nas misturas. Isso acarretará grandes ganhos em longevidade e numa maior formação e quantidade de raízes.” No final, a unidade Paranacity ficou em terceiro lugar no Desafio MultiplicAção.

Veja matéria completa na editoria Tecnologia Agrícola na edição 42 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.