Vantagens da caldeira de leito fluidizado borbulhante
23-10-2014

A tecnologia BFB – Bubling Fluidized Bed/Leito Fluidizado Borbulhante – é aplicada mundialmente na queima de biomassas com alto teor de umidade e baixo poder calorífico. É de conhecimento que bagaço de cana com umidade acima de 55%, não queima adequadamente em caldeiras de grelha. Resumidamente, o leito fluidizado borbulhante é formado por um grande volume de areia, que se “fluidiza” ao receber uma quantidade de ar por baixo, a alta pressão, com bicos de sopragem adequadamente dimensionados. Essa massa de areia é aquecida por queimadores, e em seguida o combustível começa a ser injetado, e passa a queimar no leito de areia, dispensando o uso dos queimadores de partida, que são então apagados.

Durante a operação da caldeira, este grande volume de areia com temperatura controlada em 850ºC, promove uma grande estabilização da combustão e queima completa do combustível. O resultado é uma caldeira mais estável em termos de produção, pressão e temperatura do vapor, suportando melhor as variações de umidade, granulometria e poder calorífico do combustível, comparada a uma caldeira com grelha.
Outra vantagem é a capacidade da caldeira queimar combustível com alto teor de impureza mineral – terra, areia. Como o BFB usa areia para fluidização, a impureza mineral presente no combustível reduz o consumo de areia de reposição, sendo que o nível é facilmente controlado por roscas de drenagem instaladas no fundo do leito.
A queima completa do combustível com eficiência de combustão acima de 99,7% e a menor quantidade necessária de ar de combustão (excesso de ar), são outras vantagens desta tecnologia. As perdas por combustível não queimado são menores que 0,3%, contra 1,0% a 3,0% nas caldeiras com grelha. O baixo excesso de ar de 20 a 25% contra 30 a 40% nas caldeiras com grelha e a correta divisão de ar secundário e terciário na fornalha – resultam em menores emissões de poluentes (materiais particulados e óxidos de nitrogênio NOx). A princípio esta redução de vazão de ar e gases de combustão reduz o consumo de energia elétrica nos ventiladores. A eficiência de caldeiras BFB supera 90% contra até 88% de caldeiras equivalentes com grelha.
Veja matéria completa na edição 14 da CanaOnline, editoria Indústria. Visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones e recebe no celular a revista grátis – www.canaonline.com.br