Vídeos CanaOnline

  • Play

REPLANTIO DE FALHAS COM PLENE PB GARANTE RETORNO

Durante o lançamento do Programa Integrare Cana, da Syngenta, o engenheiro agrônomo de desenvolvimento de mercado, José Carlos Rufato, falou sobre revitalização de canaviais, também conhecido como replantio de falhas.

O profissional explicou que a principal vantagem do uso de Plene PB para replantio de falhas em detrimento do método convencional é uma maior velocidade de crescimento, já que a muda pré-brotada será colocada com 60 dias de rusticidade. "Isso faz com que o retorno do investimento ocorra já no primeiro ano. Do segundo para frente, já haverão ganhos em produtividade."
Rufato comentou, ainda, que, comparado a outras tecnologias, o Plene PB se destaca pelo seu vigor. "Olhando um canavial cujas falhas foram replantadas com Plene PB, é facilmente notável uma touceira mais bem perfilhada e com um bom desenvolvimento vegetativo."

Lembrando que a recomendação da Syngenta é que apenas falhas maiores de 2 m sejam replantadas. "Do contrário, o Plene PB não terá capacidade de formar touceiras estabilizadas."