Elisabeth Malvestiti é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de Açúcar
02-03-2023

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino, em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC. Inscrições grátis, mas limitadas - http://www.canaonline.com.br/conteudo/11-encontro-cana-substantivo-feminino.html

Cana-de-açúcar é volume, é uma lavoura para quem tem grandes extensões de terra.  A produtora de cana, Elisabeth Aparecida Malvestiti Consoni, comprova que não é bem assim. Neta e filha de produtores de cana, Beth nasceu e cresceu no Sitio Santa Olinda, no Bairro Maniçoba, em Araras, SP, que conta com 12 alqueires de terra.

Para Beth, a principal herança deixada por seus pais Antonio e Olinda foram os ensinamentos, entre eles o de amar o lugar onde vivem, respeitar e preservar a natureza e lavrar a terra com dedicação. “Para mim, viver aqui não é sacrifício, é uma paixão”, ressalta. Família pequena, só ela, um irmão mais velho o Toninho e os pais, o que não faltava no sítio era trabalho e ela encarava sem medo a enxada e o que viesse pela frente.

Casou-se com um outro sitiante, o Valdir Consoni e mudou-se para o sítio dele, mas não deixou de lado a dedicação à roça. Anos depois, sua mãe faleceu. “Ela morreu nova, com 56 anos, era muito doente, mas isso não a proibiu de ser uma pessoa vibrante, que nos incentivava a plantar, a fazer as coisas. Quando ela morreu, meu pai, eu e meu irmão ficamos meio perdidos, meio desanimados”, conta Beth.

Seu pai ficou morando sozinho no sítio Santa Olinda e a Beth, além de sua casa, passou a cuidar da casa de seu pai. “Estava ficando muito difícil, eu tinha dois filhos pequenos. E como meu marido era motorista de caminhão, viajava e ficava dias fora, achei melhor voltar a morar no sítio do meu pai. Comuniquei o meu marido que íamos mudar para lá. Ele concordou, meu pai gostou e eu voltei para o sítio Santa Olinda.”

Confira a história da Beth no livro Mulheres da Cana-de-Açúcar que será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino, em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC. Inscrições grátis, mas limitadas - http://www.canaonline.com.br/conteudo/11-encontro-cana-substantivo-feminino.html