1º CanaMáxima prova que a cana pode mais
21-12-2015

14º Seminário de Produtividade & Redução de Custos apresentou os vencedores 1ºDesafio CanaMáxima + Produtividade Cana-Soca, promovido pelo CTC e BASF

Luciana Paiva, Clivonei Roberto e Leonardo Ruiz

Enquanto o aumentou de produtividade tem sido uma constância em várias culturas agrícolas, na cana-de-açúcar os índices além de não aumentarem, até caíram. As respostas para esse desempenho negativo são muitas: mecanização, crise financeira, novas fronteiras, efeitos climáticos.

Mas para Virgílio, gerente de negócios de Biotecnologia do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), independente do cenário problemático, a cana-de-açúcar tem condições de produzir mais por hectare. “Eu vim do segmento de milho e lá o aumento de produtividade é crescente. Meu parecer era que a cana tem tecnologias disponíveis para melhorar seu desempenho. Então, pensei que poderíamos criar um projeto que estimulasse o setor a unir tecnologia, conhecimento e ousadia, para testar em pequenas áreas ferramentas para o aumento de produtividade. Tive a ideia aprovada pelo CTC e buscamos a BASF para ser nossa parceira, a proposta foi aceita e lançamos o 1ºDesafio CanaMáxima + Produtividade Cana-Soca”, conta Virgílio.

Lançado em agosto de 2015, o CanaMáxima, segundo Carulina Oliveira, gerente de marketing Cana, Citrus e Amendoim, da BASF, é um convite ao setor utilizar o conhecimento e a prática de seus profissionais, ligados à área de produção. Estimulando as equipes técnicas das usinas a ousarem em suas ideias, e utilizarem práticas de cultivo inovadoras que possibilitem extrair o potencial máximo da cultura, com sustentabilidade e rentabilidade.

“A Campanha leva a mensagem de que é possível alcançar o tão desejado 3 dígitos em produtividade, possibilitando a redução no custo por tonelada produzida, como ocorre em outras culturas”, diz Luiz Antonio Paes, gerente comercial do CTC. O Desafio tem como objetivo incentivar o setor a buscar a máxima produtividade dos canaviais, utilizando ferramentas disponibilizadas pelo CTC, como variedades de cana com alta produtividade, e pela BASF, como o fungicida Opera. Os participantes puderam se inscrever nas categorias solos Favoráveis e Desfavoráveis, com área de 20 hectares.

A primeira edição do “Desafio CanaMáxima” reuniu 39 participantes e os vencedores foram anunciados durante o 14º Seminário Produtividade e Redução de Custos da Agroindústria Canavieira, realizado pelo Grupo IDEA, nos dias 2 e 3 de dezembro, no Centro de Convenções em Ribeirão Preto, SP.

Veja matéria completa na editoria Conjuntura na nova edição da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, basta baixar GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.