2020: agora vai!
15-01-2020

Bons indicadores apontam que este ano é a largada oficial para a retomada do setor sucroenergético

Luciana Paiva e Leonardo Ruiz

“O ano de 2019 foi bastante interessante para o setor. Registrou números ótimos, como o recorde histórico de consumo de etanol. Porém, o mais importante foi apresentar um novo capítulo da história da cana-de-açúcar, o RenovaBio, que é mais um exemplo ambiental que o Brasil oferece para o mundo. E, 2020, apresenta-se com expectativas ainda mais positivas”, diz Evandro Gussi, presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

O otimismo de Gussi sobre 2020 tem sido praticamente unanimidade no setor. O presidente-executivo da Udop – União Nacional da Bioenergia – Antonio Cesar Salibe afirma que há 10 anos não via o cenário sucroenergético tão animador. Segundo Salibe, este seu entusiasmo se deve as boas perspectivas para o setor nos próximos anos, que tem como alicerce uma demanda alta de etanol, mas principalmente é em decorrência do programa RenovaBio que dá sustentação para o retorno de investimentos na agroindústria canavieira.

Hugo Cano, presidente da Usina Vertente, unidade da Tereos em Guaraci, SP, também está otimista com o setor em 2020. “Eu acho que será uma retomada. E, mais uma vez, apostaremos no etanol. O açúcar deverá ter novamente um preço baixo no mercado. Estamos amadurecendo e começamos a enxergar que o futuro é o etanol e não o açúcar. Nos tornaremos um grande produtor de etanol. O açúcar será o segundo ou terceiro produto da cana, até menor que a energia.  E o RenovaBio vai nos trazer uma força muito grande perante o mercado. É uma consciência que está acontecendo no Brasil e acho que 2020 será melhor ainda. Os preços não vão oscilar tanto.”

Para o presidente da Vertente, 2020 marcará o início de uma nova expansão canavieira, marcada pelo crescimento vertical, pela eficiência, pelo ganho de produtividade, com a adoção novas variedades de cana, crescimento dos investimentos em irrigação e novas tecnologias.

VEJA GRÁTIS MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO DE JANEIRO DA CANAONLINE – http://www.canaonline.com.br/conteudo/edicao-63-portal-canaonline-janeiro-2020.html