3ª edição do maior evento de bioenergia de MS será de 25 a 27 de março
11-02-2025

Expocanas 2025 vai ocupar área de 180 mil metros quadrados no município de Nova Alvorada do Sul
Por Helio de Freitas, de Dourados
Considerado maior evento de bioenergia de Mato Grosso do Sul, a terceira edição da Expocana, acontece de 25 a 27 de março deste ano em Nova Alvorada do Sul, a 116 km de Campo Grande. O anúncio foi feito no fim de semana pelos organizadores da feira.
Área de 180 mil metros quadrados foi reservada para a feira, que terá campos tecnológicos de variedades de cana-de-açúcar, de milho, soja e sorgo, além de palestras, exposição de máquinas e demonstração de tecnologias voltadas ao setor.
Idealizado pela Prefeitura de Nova Alvorada do Sul e organizado pela Sulcanas (Associação Sul-mato-grossense de Cana) com apoio da Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), o evento faz parte do calendário oficial de Mato Grosso do Sul, importante produtor de energia limpa e renovável a partir da cana e do milho.
Em um formato de feira multisetorial, a Expocana 2025 vai reunir fornecedores de cana, usinas, empresas de insumos e máquinas agrícolas, laboratórios, consultorias ambientais e entidades do setor produtivo. De acordo com a organização, pelo menos 120 expositores já estão confirmados.
Além de permitir troca de experiências e novas parcerias estratégicas, o evento apresenta os avanços tecnológicos que impulsionam o setor bioenergético, incluindo novidades em mecanização, biotecnologia, sustentabilidade e eficiência produtiva. A programação inclui ainda série de palestras e painéis com especialistas.
Atualmente, Mato Grosso do Sul tem 22 usinas de bioenergia em operação, responsáveis por 30 mil empregos diretos, e 50 fornecedores de cana. Nova Alvorada do Sul está entre os municípios com maior área de cana do Brasil, concentrando pelo menos 100 mil hectares de cultivo da matéria-prima.
“A Expocana nasceu do compromisso da prefeitura em fomentar o desenvolvimento do setor bioenergético e valorizar os produtores, empresários e trabalhadores dessa cadeia produtiva. A feira se tornou evento de referência, trazendo inovação, oportunidades e crescimento para Nova Alvorada do Sul e todo o estado. Temos investido fortemente na valorização do setor”, afirmou o prefeito José Paulo Paleari.
Fonte: Campo Grande News