35% do setor não vai tirar proveito do bom preço do açúcar
25-10-2016

Brasil terá uma resposta bem mais lenta em termos de oferta do que em ciclos anteriores de alta

Alexandre Figliolino, sócio da MB Agro Consultoria

As empresas ditas arrumadas do setor que estão conseguindo aproveitar este ciclo de alta estarão bastante estimuladas a investir em canavial, bem como os fornecedores de cana, pois a rentabilidade para ambos está em níveis bastante satisfatório. Porém, uma parte do setor, que calculamos em 35% da produção, está sem condições de tirar proveito disto, pois, as condições econômico-financeiras não permitem investimentos.

Sendo assim, teremos por parte do Brasil uma resposta bem mais lenta em termos de oferta do que em ciclos anteriores de alta. Sem falar que as indefinições em relação ao etanol, que é responsável pelo consumo de 55% dos ATRs, também não ajudam em nada a estimular grandes investimentos.

Veja matéria completa na editoria Holofote, na edição 37 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.