36ª Reunião Anual da Fermentec apresenta novidades e tecnologias que visam aumentar o rendimento da área industrial
24-07-2015


Em sua 36ª edição, a Reunião Anual da Fermentec, realizada essa semana no município paulista de Ribeirão Preto, reuniu cerca de 300 pessoas para debater a tecnologia e a gestão na área industrial do setor sucroenergético.

O vice-presidente da Fermentec, Henrique Amorim Neto, afirma que o objetivo principal do evento foi o de apresentar todas as novidades em pesquisa aplicada realizadas pela empresa durante o último ano. "O número de participantes dessa edição mostrou que o setor está ávido por tecnologias que o ajude a aumentar o rendimento dos processos".
Ele explica que, diante de cenários desafiadores como os vividos atualmente, o conhecimento e a tecnologia serão os mantras para as usinas se manterem competitivas. Mas para executar todas as melhorias necessárias é preciso utilizar as ferramentas com harmonia entre agrícola, indústria e laboratório.
Além das palestras, o evento contou, também, com uma feira técnica, onde diversas empresas do ramo apresentaram seus produtos e novidades para a agrícola, indústria e controle de processos. "Percebemos que todos os participantes estavam abertos e receptivos a conhecer as novas tecnologias, apresentadas tantos pelos palestrantes quanto pelas empresas expositoras", afirma Amorim Neto.
Palestras
O evento deste ano contou com palestras com temas diferenciados. Já no primeiro dia, foram abordados assuntos como avaliação do desempenho deste início de safra no aspecto agrícola, cana-energia, impactos da cana crua, economia de água, desempenho do aço inox, redução de custos com automação, uso da cromatografia nas usinas, amarelecimento do açúcar, e inscrustração na evaporação. No encerramento do primeiro dia, a Fermentec entregou o Prêmio Excelência Fermentec.
Já no segundo dia do encontro, os participantes puderam acompanhar apresentações sobre os seguintes assuntos: medição de perdas, interferência de contaminantes no desempenho da fermentação, desafios de rendimento para a destilaria, controle e monitoramento de processos, origem do óleo fúsel, fábrica de leveduras, novo antimicrobiano natural, leveduras secas e controle de contaminação bacteriana.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.