45 anos de variedades RB: quase meio século de contribuição ao setor sucroenergético brasileiro
04-11-2015

No próximo dia 25 de novembro, das 8h às 13h, acontece no Hotel JP, em Ribeirão Preto, o Encontro Nacional da RIDESA (Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético). O evento vai marcar a apresentação ao mercado de 16 novas variedades RB, que serão lançadas por sete diferentes universidades que compõem a Rede (UFPR, UFSCar, UFAL, UFRPE, UFV, UFG e UFRRJ).

Segundo Ricardo Augusto de Oliveira, Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), será divulgada no Encontro a Revista de “Liberação Nacional de Variedades RB de Cana-de-Açúcar”, com a descrição completa e recomendação de manejo para as 16 novas variedades RB.

Além disso, será lançado na ocasião um livro que trará todas as informações sobre a trajetória da RIDESA e das Variedades RB. “Denominada ‘45 anos de Variedades RB de Cana-de-Açúcar – 25 anos de RIDESA’, a obra traz todas as informações originais de liberação das 94 variedades RB, que serão descritas e apresentadas nesta edição”, relata Oliveira.

45 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO

Para Edelclaiton Daros, professor da UFPR e coordenador nacional da RIDESA, “não podemos esquecer a história e a evolução destas variedades, pois se considerarmos os 45 anos de variedades RB, serão 94 variedades desenvolvidas para os mais diferentes ambientes de produção”.

Na era do Planalsucar (Plano Nacional de Melhoramento de Cana-de-açúcar) foram liberadas 19 variedades, sendo a RB-72454 a mais cultivada a nível mundial. Depois da absorção do programa pelas universidades, foram liberadas mais 35 variedades, dando continuidade ao trabalho, com destaque para perfis de variedades diferentes. “Podemos citar ainda a RB-867515, que veio substituir a RB-72454, consolidando o setor nas áreas restritivas dos piores ambientes, com alta produtividade.” Ele cita ainda a variedade mais precoce atualmente, a RB-855156, que antecipou a safra para abril, e a variedade mais rica para o meio de safra, a RB-835486.

Dentre as variedades criadas pela RIDESA a partir de 1991 (ano em que a Rede foi criada, após a extinção do Planalsucar), Daros destaca a variedade RB-92579, que impactou a produtividade no Nordeste em mais de 30%, sendo também cultivada na região Centro-Sul com alta produtividade, e a variedade RB-966928, para plantio e colheita mecanizada, que também revolucionou e impactou a produtividade para áreas restritivas e com potencial de precocidade.

“Portanto, é correto dizer que, nas pesquisas dos programas que compõem a Rede, damos prioridade à precocidade, à produtividade, a variedades para ambientes restritivos, com boa colheitabilidade e adequação ao plantio mecanizado, além de boa sanidade em relação às principais doenças”, conclui o coordenador nacional da RIDESA.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.