5ª Irrigacana comprova que o setor sucroenergético se rende à irrigação
02-09-2022

 Público qualificado e palestras de alto nível marcaram a 5ª edição do Irrigacana
Público qualificado e palestras de alto nível marcaram a 5ª edição do Irrigacana

O 5º Seminário Brasileiro de Irrigação em Cana-de-Açúcar (Irrigacana) foi realizado nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, em Ribeirão Preto, SP, reuniu especialistas na área e um público de 300 participantes

O Grupo de Irrigação e Fertirrigação da Cana-de-Açúcar (GIFC) foi criado há 10 anos, a partir da ação de marketing “Cana Pede água”, lançada quatro anos antes, por um grupo de cinco empresas e uma consultoria e que tinha o objetivo de difundir as necessidades e os benefícios do uso de irrigação com água nos canaviais brasileiros. Ressaltando que a prática não era benéfica apenas para a região Nordeste e que não deveria se limitar ao objetivo de salvar o canavial, mas aumentar a produtividade e longevidade dos canaviais.

Marcelo Ferrero, diretor-geral da Raesa Brasil, foi um dos participantes do Cana Pede Água e um dos fundadores do GIFC, conta que houve a percepção de que as condições climáticas estavam mudando, com anos mais secos, levando à necessidade do uso de irrigação no manejo da cana no Centro-Sul e que havia pouca literatura sobre cana irrigada na região. “Então iniciamos este trabalho para criar uma base científica para provar que havia espaço para a irrigação.”

Mas naquele momento e até mesmo nos anos seguintes a criação do Cana Pede Água e do GIFC, havia uma certa resistência a adoção da irrigação pelo setor sucroenergético, ou a impressão de que não era necessária. Alfredo Teixeira Mendes, gerente geral da Naandanjain Irrigação, que também participou da fundação desse movimento para a difusão da irrigação em cana, observa que mesmo assim, os trabalhos não pararam, possibilitando uma curva de aprendizado calcada na coletânea de informações.

Esse conhecimento tem sido de grande utilidade neste momento em que o setor se abre para a prática da irrigação. Impulsionado pelas secas frequentes na região Centro-Sul e por estar mais capitalizado, o que permite aumentar os investimentos.

A maior adesão pela irrigação pode ser confirmada no 5º Seminário Brasileiro de Irrigação em Cana-de-Açúcar (Irrigacana) realizado nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, no Centro de Convenções da Cana-de-Açúcar do IAC, e Ribeirão Preto, SP, que reuniu especialistas na área, um público de aproximadamente 300 profissionais qualificados e palestras de alto nível.

 Marcelo e Alfredo comemoram esta mudança de conceito do setor com essa abertura para a irrigação em cana. Confira no vídeo: