90% dos incêndios florestais são causados pelo ser humano
23-08-2018

De 01 de janeiro até o dia 13 de agosto, a SMA emitiu 451 autos de infração ambiental pelo uso irregular do fogo no Estado de São Paulo

Embora o clima seco tenha papel fundamental para o início e alastramento do fogo, 90% dos incêndios florestais são causados pelo ser humano, com inícios próximos a áreas urbanas, como margens de rodovias e locais de pesca. Bitucas de cigarros jogadas acessas para fora dos carros, soltura de balões, fogueiras perto de matas, queima de lixo e o uso de velas em rituais religiosos são apenas alguns dos exemplos do uso inconsequente do recurso.

Para o diretor do departamento de planejamento e monitoramento da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental, da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), Rafael Frigério, incêndios como esses podem até não ser criminosos, mas têm origem em atividades inadequadas e perigosas, adotadas de forma inconsciente por grande parte da população.

Entretanto, o aspecto criminoso ainda é o principal responsável pela maioria dos incêndios registrados em lavouras, sobretudo em canaviais. De 01 de janeiro até o dia 13 de agosto, a SMA emitiu 451 autos de infração ambiental pelo uso irregular do fogo no Estado de São Paulo. Rafael Frigério ressalta que 100% dos focos de queimas identificados pelo satélite do IMPE são fiscalizados.

Veja matéria completa na editoria Capa da edição 57 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.