A Agropecuária Cananova e Destilaria Novo Milênio adotam práticas agronômicas sustentáveis e reduzem compactação do solo
17-11-2023

O planejamento cuidadoso da base física, incluindo o layout de talhões e o planejamento de sulcação, é crucial para o sucesso dessa abordagem

Confira o vídeo: 

*Américo Ferraz

A Agropecuária Cananova, localizada em Mirassol d’Oeste e a Destilaria Novo Milênio, Lambari d’Oeste, cidades mato-grossenses, adotam práticas agronômicas sustentáveis, como o modelo de agricultura de tráfego controlado e a utilização racional de subprodutos da cana-de-açúcar. Essas abordagens não apenas contribuem para a eficiência dos processos agrícolas, mas também promovem a conservação do solo e o uso mais sustentável dos recursos.

O modelo de agricultura de tráfego controlado é especialmente eficaz na redução da compactação do solo, problema comum em áreas onde maquinaria pesada é frequentemente utilizada. Ao limitar o tráfego de máquinas a áreas específicas do campo, a compactação é minimizada, preservando a estrutura do solo e melhorando suas propriedades físicas.

O planejamento cuidadoso da base física, incluindo o layout de talhões e o planejamento de sulcação, é crucial para o sucesso dessa abordagem. O preparo localizado do solo, utilizando sistema de direção assistido, realizado apenas nas áreas onde a cana-de-açúcar será plantada, ajuda a criar zonas específicas para o tráfego de máquinas, evitando o revolvimento excessivo de toda a superfície do solo.

Além disso, a integração da torta de filtro como subproduto da cana-de-açúcar é uma prática sustentável e benéfica. A aplicação superfícial e incorporação com as enxadas rotativas do canteirizador mostram uma abordagem eficiente. Os benefícios da torta de filtro, como o aumento da Capacidade de Troca Catiônica (CTC), retenção de água, liberação de nutrientes essenciais durante a mineralização e a promoção do crescimento radicular, contribuem para um solo mais saudável e produtivo.

A associação dessas práticas não apenas melhora a eficiência operacional, mas também resulta em uma redução significativa nos custos das atividades de preparo de solo quando comparada ao preparo de solo convencional. Essa abordagem economicamente sustentável, aliada aos benefícios ambientais, destaca a visão progressiva da Agropecuária Cananova no contexto da agricultura moderna.

Importante salientar que no acumulado safra 2023/24 a Agropecuária Cananova está com 14,5 e 15,6 toneladas de ATR por hectare na unidade de Mirassol d'Oeste e Lambari d'Oeste respectivamente.

Agradeço a equipe agrícola da Agropecuária Cananova, em especial a Ana Lúcia Chuina pela confiança para a implantação do projeto e ao pessoal da AgroMatão, José Ricardo Perlato e Lisandro Camargo pela atenção durante a fase de ajustes e adaptações necessárias.

#canadeaçúcar

#preparodesolo

#agriculturadetráfegocontrolado

#sustentabilidade

*Américo Ferraz, Executivo Agrícola das duas unidades