A cana-de-açúcar é o maior exemplo de uso de controle biológico do mundo
28-12-2015

O professor do Laboratório de Biologia de Insetos do Departamento de Entomologia e Acarologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), José Roberto Postali Parra, salienta que a agricultura brasileira desenvolve o maior programa de controle biológico do mundo. “Nossas áreas tratadas têm grande extensão, na Europa, por exemplo, o controle biológico acontece em plantios dentro de estufas”, salienta.

O pesquisador destaca a cultura canavieira como a principal responsável por esse feito. “A Cotésia,que é utilizadapara o controle da broca na fase de lagarta, é liberada em mais de três milhões de hectares. Outros 500 mil hectares recebem a Trichogrammagalloipara controle da broca na fase de ovo. E em mais de dois milhões de hectares com cana são utilizados inseticidas à base do fungo Metarhiziumanisopliaepara o controle da cigarrinha-da-raiz (Mahanarvafimbriolata).” Parra observa que na cultura da soja, o fungo Trichodermaharzianum é utilizado em mais de cinco milhões de hectares para controlar o mofo branco, doença causada pelo fungo Sclerotiniasclerotiorum. Porém, proporcionalmente, o controle biológico na cana com o uso da Cotesiaé maior, pois na safra 2014/2015 a soja ocupou uma área de 31,57 milhões de hectares, e a cana nove milhões, dos quais a terça parte recebeu controle biológico.

Veja matéria completa na editoria Insectshow na nova edição da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, basta baixar GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.