A cana-de-açúcar pode deixar o Brasil mais sustentável
02-03-2016

Nos canaviais estão adormecidas três usinas de Belo Monte, essa energia limpa equivale a mais de 13.000 megawatts médios

Na última década muito se falou sobre sustentabilidade, o tema foi pauta de discussões entre países desenvolvidos em busca de consenso para reduzir os fortes impactos ambientais que têm afetado o clima do planeta. O Brasil vem na contramão deste processo apoiando todas as suas fichas na exploração do pré-sal, apesar de ser o detentor da maior quantidade de energia renovável por km² do mundo.

Recentemente na reunião da COP-21 em Paris, o mundo se propôs a ser, o mais rápido possível, neutro em carbono. Esta grande vitória para o planeta deverá, no médio e longo prazos, obrigar países e organizações a aumentar suas eficiências energéticas em todos os seus processos econômicos.

É verdade que muitas transformações ocorreram nos últimos anos em favor da sustentabilidade. Dentro do contexto do setor sucroenergético mudanças consideráveis ocorreram e grandes lutas foram travadas para qualificar o etanol como combustível renovável no mundo todo. Apesar dos avanços em promover o etanol internacionalmente ainda existem várias barreiras a superar como a criação de políticas internas de longo prazo para inserir a biomassa de forma definitiva e gradativa na matriz energética brasileira.

Essas mesmas barreiras deverão ser superadas para que a bioeletricidade, energia limpa e renovável, produzida a partir da queima de resíduos da cana de açúcar (bagaço e palha) em caldeiras de alta pressão tenha uma participação mais efetiva na matriz. O Brasil pode gerar mais de 13.000 megawatts médios de energia limpa, isso equivale a três usinas de Belo Monte. A vantagem ambiental em relação às usinas termelétricas movidas a óleo combustível é a maior entre todas as formas de geração que estão atualmente disponíveis em larga escala. Além disso, trata-se de uma fonte típica de geração descentralizada, que se interliga aos troncos principais do sistema elétrico e que pode implementar tecnologia para uma geração distribuída.

 

Confira matéria completa na editoria Sustentabilidade, edição 30 darevista Digital CanaOnline, que sai nesta semana. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.