A empresa sucroenergética começa no campo
01-06-2016

Consultor revela caminho para aplicação correta de recursos nas usinas

Andréia Moreno, da MBF Agribusiness

A escassez de crédito aliada à falta de confiança no mercado tem elevado cada vez mais os custos financeiros totais pagos pelas empresas. Se não bastasse as altas taxas praticadas, as exigências das instituições financeiras ultrapassam os limites das garantias físicas, intensificando-se as exigências de monitoramento de lavoura e também a da figura do observador de resultados. Essa é a opinião de Marcos Françóia, diretor da MBF Agribusiness, ao revelar os caminhos para aplicação correta de recursos.

Para discutir sobre o universo da empresa sucroenergética é preciso começar pelo campo. “O monitoramento agrícola é a atividade mais conhecida do mercado e consiste no acompanhamento, por parte de empresas especializadas, do desenvolvimento da cultura já implantada, possibilitando segurança em relação à qualidade e produtividade, e em alguns casos, ainda agrega a figura de fiel depositário da lavoura. O monitoramento também pode ser do processo de colheita e processamento da cana-de-açúcar, principalmente quando a garantia é o produto final”, explica.

Françóia explica que apesar da figura do observador, ou da empresa de monitoramento de resultados operacionais, econômicos e financeiro, não ser uma novidade no mercado, tem sido mais exigida nos últimos anos pelas instituições financeiras para flexibilizar acordos de alongamento de dívidas. “Trata-se de um trabalho que visa identificar a aplicação correta dos recursos financeiros disponibilizados, bem como se a administração das empresas está gerindo sob as metas estabelecidas no plano de negócios acordado com os credores, portanto um exercício que exige competência técnica de campo e econômica”, diz.

Veja matéria completa na edição 33 da revista Digital CanaOnline que sai esta semana. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.