A escolha do herbicida para época seca
11-05-2015

Um dos aspectos mais importante do combate às plantas daninhas em uma época seca é a escolha do herbicida, que determinará o sucesso ou derrocada do manejo. Segundo o especialista de desenvolvimento de mercado – cana da FMC, Leonardo Vitti Brusantin, a principal característica que um produto de época seca deve ter é um longo residual. “Um herbicida com residual de 180 dias, por exemplo, durará por seis meses no solo, ou seja, transcorrido esse período, o produtor ainda terá doses suficientes desse produto no solo para controlar a flora infestante”.

O especialista de desenvolvimento de mercado afirma, ainda, que a solubilidade também deve ser levada em conta, pois, caso ocorra uma chuva no meio do período seco, um produto de alta solubilidade será lixiviado no solo e perderá seu efeito.

Rafael Henrique da Silva, supervisor de preparo de solo, plantio e tratos culturais da unidade Paraíso, da Tonon Bioenergia, salienta que o produto deve possuir características físico-químicas adequadas ao ambiente de produção e manejo (palha), como Coeficiente de Adsorção (Koc), Coeficiente de Distribuição entre octanol e água (Kow), Pressão de Vapor (P), ½ Vida no Solo, Fotodegradação e Constante de Equilíbrio de Ionização (pka). “Já a dose deve ser ajustada levando em consideração as recomendações dos fabricantes para época seca, considerando-se textura de solo e matéria orgânica (MO) das áreas”, completa Silva.

Veja matéria completa na edição de abril da CanaOnline. Visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones e baixe grátis as edições da revista no celular – www.canaonline.com.br