A Fenasucro da virada
06-06-2016

Clivonei Roberto e Leonardo Ruiz

No dia 18 de maio, a 31ª Feira Internacional da MECÂNICA, em São Paulo, foi palco para o lançamento da 24ª Fenasucro & Agrocana, maior feira do mundo voltada ao setor sucroenergético, que acontece de 23 a 26 de agosto em Sertãozinho, SP, e que promete apresentar soluções e inovações tecnológicas para toda a cadeia produtiva da cana-de-açúcar.

E o que se viu durante o lançamento foi um otimismo geral entre as autoridades presentes. O presidente do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br), Paulo Gallo, salientou que o segmento canavieiro já enfrentou inúmeras crises, porém, nenhuma tão longa ou árdua como a atual. Ele explica que a crise instaurada em 2008 abalou profundamente o setor, que vinha registrando um bom crescimento até aquele ano. “A partir daí, só tivemos notícias ruins, como o congelamento do etanol por, praticamente, cinco anos, o que levou as usinas a absorverem custos que não poderiam ser repassados para os produtos, devido ao preço artificialmente mantido da gasolina.”

Ele afirma que o cenário só começou a mudar a partir do ano passado, devido a várias ações tomadas pelas entidades representativas do setor sucroenergético, entre elas o CEISE Br e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). “Com isso, conseguimos com que fossem implantadas medidas que deram novo fôlego ao setor, como o reajuste do PIS/Cofins, a volta da CIDE e o aumento da mistura de anidro à gasolina.”

Já este ano começou com um cenário ainda mais positivo, de acordo com o presidente do CEISE Br, em função dos preços do etanol mais remuneradores, da expectativa de um déficit de 7 milhões de toneladas de açúcar no mercado mundial e de uma possível busca maior por energias renováveis. Aliados, esses fatores, observou Gallo, farão com que o “segmento comece a sair de uma tempestade para um cenário com ótimas perspectivas.”

Veja matéria completa na editoria Conjuntura na edição 33 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.

Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.