A importância do controle de qualidade nos produtos biológicos
08-01-2016

No Brasil não há números precisos sobre o uso de produtos biológicos, isso, acontece, segundo a Líder de projetos e presidente do Portfolio de Controle Biológico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Recursos Genéticos e Biotecnologia (Embrapa/Cenargen), a pesquisadora Rose Monnerat, porque há muito produto sem registro sendo comercializado. O que significa problema, pois além de não terem garantia de controlar a praga, podem ser nocivos ao ser humano e a natureza. Por isso, é fundamental que o produtor utilize produtos biológicos com qualidade, com registro.

Rose explica que o registro e a liberação para comercialização, só acontecem após uma série de etapas a ser cumprida. A bactéria desenvolvida no laboratório tem uma carteira de identidade,toda vez que faz o processo de cultivo precisa checar se suas características não foram mudadas. Elas passam por testes de toxicidade e comprovação de que não irão causar problemas, ao invés de solucioná-los. A praga utilizada nos testes também recebe cuidados especiais, não é pega no campo, é desenvolvida no laboratório. “São tratadas a pão-de-ló, pois precisam estar muito saldáveis, para termos certeza de que está morrendo em decorrência da bactéria e não de outra coisa”, diz Rose.

Depois de tudo testado e aprovado é que se pede o registro e posterior liberação do produto para o mercado. A Embrapa desenvolve as pesquisas, mas mantém parceria com empresas para comercialização dos produtos, depois recebe royalties e realiza o controle de qualidade.

Veja matéria completa na editoria Insectshow na nova edição da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, basta baixar GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.