A influência do preço do dólar para os principais exportadores de etanol
17-04-2015

O etanol dos EUA está ficando mais caro nos mercados internacionais com a valorização do dólar. Já a queda do real tende a impulsionar os exportadores do Brasil, que já estão conquistando vendas no Orientando Médio e em outros mercados da Ásia. 

Em 2015, o dólar subiu fortemente em relação ao real, atingindo o nível mais elevado em 12 anos. A queda da moeda brasileira frente ao dólar inclusive permitiu recentemente que o Brasil exportasse o biocombustível para os EUA. Cerca de 30 mil toneladas de etanol brasileiro foram embarcadas por dois grandes players rumo à Flórida.

CONSUMO INTERNO - O Brasil aumentou as exportações em 16% em janeiro deste ano em relação a dezembro, enquanto os EUA viram as vendas caírem 9%. Já os embarques brasileiros para o exterior em fevereiro e março cresceram, respectivamente, 9% e 43% em relação a 2014.
O etanol em São Paulo caiu 19% ante ao dólar neste ano, ficando mais barato que em duas das quatro principais regiões dos EUA, segundo dados levantados pela Bloomberg.
No entanto, o dólar mais forte não deve impactar muito o mercado de exportações por conta da expectativa de aumento significativo do consumo interno brasileiro por etanol.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.