A mecanização do canavial começou pelo fim
11-08-2015

De acordo com dados do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), nesta safra 2015/16, a mecanização deve chegar a 97% do total dos canaviais do Centro-Sul do Brasil. Em 2014, o índice foi de 93,4%. O porcentual leva em consideração as áreas que permitem a entrada de máquinas. Em 2008, o corte mecanizado estava presente em 47,6% dos canaviais e naquela época, o índice de impurezas vegetais era de 5,6%, na safra atual está em 8,7%.

Para especialistas, o aumento de impurezas vegetais está ligado diretamente com o crescimento da colheita mecanizada com cana crua, assim como a redução na qualidade da matéria-prima, da longevidade do canavial, e da brotação das soqueiras.
Mesmo assim, o sistema de colheita melhorou muito, o problema principal da mecanização da lavoura canavieira está no plantio. Paulo Roberto Artioli, produtor de cana e diretor da agrícola Tecnocana, de Macatuba, SP, observa que a mecanização nos canaviais começou pelo fim do processo, ou seja, pela colheita, o certo seria começar pelo plantio. “Principalmente para cumprimos as exigências ambientais contra a queima, investimos na mecanização da colheita, e não estruturarmos a entrada da máquina no plantio. Não fizemos isso, hoje temos o sistema de colheita mais evoluído que o do plantio”, observa.
Os dados do CTC apontam que, em 2009, o plantio mecanizado de cana era de 32,6%, e em 2015 chega a 76,7%. O crescimento se deu mais por falta de mão de obra para realizar a operação e pela necessidade de agilizar a tarefa do que pela eficiência das máquinas. “Precisa melhorar muito a tecnologia de plantio. É um absurdo utilizar cerca de 20 toneladas de cana por hectare. Estamos jogando dinheiro no sulco”, salienta Artioli sobre a quantidade de cana-tolete que a plantadora joga nas linhas da cana. Hoje, o custo de plantio por hectare sai por volta de R$ 7 mil reais, o maior custo do processo, principalmente quando se leva em conta que o resultado ainda não é satisfatório.

Veja mais informações na revista digital CanaOnline visualize no site ou baixe grátis o App CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br