A nova ORPLANA
12-07-2016

Projeto de reestruturação aprimora a governança, aposta na comunicação e traz maior entusiasmo para o dia a dia da entidade

Clivonei Roberto

Aos 40 anos, ela rejuvenesce. A Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (ORPLANA) está no segundo ano de implantação de um projeto arrojado de reorganização. A proposta é focada em um planejamento de longo prazo, para o período 2015/2025, e é alicerçada sobre seis premissas principais:
- aprimorar a governança e estrutura da entidade;
- ampliar a comunicação interna e externa;
- prover educação técnica e gerencial;
- agregar serviços de valor e geração de informações de valor;
- estabelecer relacionamento e negociação equilibrados em toda a cadeia.

MISSÃO DA ORPLANA
Garantir um futuro seguro e rentável para os produtores de cana-de-açúcar, buscando excelência na produção agrícola e coordenação da cadeia sucroenergética.

Na presidência da ORPLANA desde março, o engenheiro agrônomo Eduardo Vasconcelos Romão fala com entusiasmo sobre a nova fase da Organização. “A nossa sociedade ainda desconhece a musculatura e a importância desta entidade. Com um trabalho eficiente, ação conjunta e execução do nosso planejamento estratégico, traçado para os próximos dez anos, nossa cadeia produtiva construirá um futuro brilhante”, diz.

A ORPLANA é uma gigante dentro do agronegócio nacional: é composta por 33 associações, de cinco estados diferentes, representando ao todo mais de 16 mil produtores de cana (80% dos produtores independentes do país) situados em 500 municípios canavieiros, e que fornecem cerca de 70 milhões de toneladas de matéria-prima.

No posicionamento estratégico da entidade, para o período 2014-2025, a meta da nova ORPLANA é congregar no ano de 2025 todas as associações do setor, representando aproximadamente 19 mil produtores de cana (95% dos produtores independentes).

A “nova” ORPLANA tem como visão ser reconhecida como a principal porta-voz dos produtores de cana de todo o Brasil, convergindo as necessidades advindas de suas associadas. A entidade visa ser elo coordenador e provedor de informação para os diversos públicos do setor sucroenergético, tais indústria, instituições de ensino, formadores de opinião, líderes de governo, profissionais da comunicação, entre outros.

Veja matéria completa na editoria Conjuntura, na edição 34 da CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.