A polêmica do momento na cultura canavieira será discutida amanhã no 12º Insectshow: a incidência da mosca-do-estábulo
12-07-2016

“Mosca-do-estábulo causa prejuízo para pecuaristas no Noroeste de SP”; “Ataque da mosca-do-estábulo prejudica produção de leite no Mato Grosso do Sul”. Esses são títulos de duas reportagens divulgadas no início de julho pelo Programa Globo Rural sobre um problema que tem ganhado cada vez maior relevância nas regiões canavieiras do Centro-Sul do país. 

A mosca-do-estábulo multiplica-se nos restos de cultura da cana, nos encharcados de vinhaça e montes de torta de filtro, além de ser habitual frequentadora de locais onde se acumula matéria orgânica, como os próprios estábulos e lixões públicos. Na vinhaça, utilizada para fertirrigar o canavial, este inseto encontra lugar para reproduzir e se alimentar. Ao atacarem o gado das redondezas, causam grandes perdas para o gado de leite e para o gado de corte.
Usinas e produtores de cana têm corrido para buscar soluções para o problema. O assunto precisa mais estudado e discutido por especialistas, mas as informações e orientações que já são disponíveis sobre o controle desta praga precisam ser difundidas.
Para contribuir com a difusão de conhecimento sobre o controle da mosca-dos-estábulos, o 12º Insectshow (Seminário sobre Controle de Pragas em Cana-de-açúcar) trará palestra de uma das principais especialistas no tema no país: a pesquisadora Taciany F. Dominghetti, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e pesquisadora da Embrapa Gado de Corte, que fará a apresentação “Manejo da mosca-dos-estábulos: as medidas certas de prevenção e controle”.
O 12º Insectshow começa amanhã, 13 de julho, com encerramento às 12h do dia 14 de julho. O evento ocorre no Centro de Convenções de Ribeirão Preto. A palestra da pesquisadora da Embrapa acontece no final da tarde de amanhã.
Para mais informações sobre a programação do Seminário e inscrições acesse o site: www.ideaonline.com.br.
Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.