A retomada do setor já é real
31-03-2016

As empresas que estiverem bem equilibradas ou bem de caixa vão ganhar muito dinheiro

Para Pedro Mizutani, vice-presidente de Relações Externas e Estratégia da Raízen, o setor sucroenergético brasileiro já entrou num período de recuperação. “Sofremos nos últimos cinco anos. Mas hoje a desvalorização cambial nos favorece, traz competitividade ao açúcar, e outro ponto favorável é quanto ao etanol. Com a gasolina nos níveis que está, o etanol representando 70%, 75% do preço da gasolina, é muito bom.”

Em sua opinião, o consumidor de combustíveis cada vez mais não está fazendo a conta dos 70% na comparação entre etanol e gasolina. “Acho que ele está tendo o princípio da sustentabilidade, da energia renovável também na cabeça. É lógico que o preço ainda é diferencial. Mas se a cada ano que passa uma porcentagem da população acreditar que o etanol é mais sustentável, e decidir pagar um pouco mais por isso, ou na condição de igualdade de preço colocar etanol, já é grande vitória pra gente.”

Pena que a bioeletricidade não está nesse mesmo bom momento. “Mas não dá para gente agarrar tudo também. A chuva favoreceu muito a produtividade da cana. Nossos produtos principais são açúcar e etanol. E se quando falta água a bioeletricidade tem preço alto, por outro lado perdemos produtividade na cana-de-açúcar. Mas sabemos que este vai ser um ano do açúcar e do etanol. A eletricidade vai ser um adicional.”

Para ele, nesse momento de melhora da remuneração dos produtos da agroindústria canavieira, as empresas que estiverem bem equilibradas ou bem de caixa vão ganhar muito dinheiro.

Embora várias usinas tenham paralisado as operações, Mizutani destaca que a quantidade de cana moída está sendo a mesma. “As usinas que ficaram estão mais fortalecidas. A capacidade ociosa dessas usinas foi preenchida. Isso dá mais competitividade para as usinas que ficaram.”

Veja matéria completa na editoria Capa, edição 31 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.