A safra da retomada
30-03-2016

Posição de analisas é bem favorável

A safra canavieira 2016/17 é tema da matéria de capa edição 31 da CanaOnline. Buscamos saber com especialistas qual o quadro sucroenergético para 2016. E o balanço das análises apresentadas foi muito animador.

Ao analisar os fundamentos e cenários do setor, o economista Marco Antonio Conejero, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), acredita que a recuperação virá no curto prazo.

“Sou obrigado a dizer que o setor vive um momento constrangedoramente bom, levando-se em consideração o restante da economia, no que tange a preços e demanda”, pondera Alexandre Figliolino, sócio da MB Agro Consultoria.

Segundo Marco Antonio Françóia, diretor da MBF Agribusiness, em termos de preços, as expectativas são muito boas para as próximas safras. Ele estima que os preços dos produtos do setor se mantenham mais remuneradores por três anos seguidos.

Para Arnaldo Corrêa, diretor da Archer Consulting, 2016 é um ano para as empresas respirarem mais aliviadas. Pedro Mizutani, vice-presidente de Relações Externas e Estratégia da Raízen, diz que o setor já entrou num período de recuperação.

“Muitas empresas que não viam lucro, hoje têm oportunidade de ter lucro e voltar a pagar seu imposto de renda”, salienta Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da Unica (União da Indústria da Cana-de-açúcar). Padua diz que esta safra traz um novo ânimo ao setor, induzindo as empresas a investirem numa boa manutenção industrial, na frota, na reforma, depois de anos de cenário negativo. Além disso, não acredita que novas usinas sejam paralisadas ao longo da safra 2016/17. Ao contrário. “Já se comenta no mercado que a Usina Santa Rita pode voltar a processar cana”.

Françóia reforça a posição de Padua, defende que unidades desativadas voltem a operar. “Talvez nessa próxima safra ainda não, mas na seguinte, com a tendência de preços melhores, isso pode acontecer.”

Veja edição 31 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.