“A safra 2015/16 está sendo cara”
20-10-2015

Esta é uma afirmação de Luiz Carlos Corrêa Carvalho, diretor da Canaplan, feita 2ª. Reunião Canaplan 2015, que aconteceu em Ribeirão Preto. 

Segundo ele, as chuvas registradas até agora na safra 2015/16 trouxeram uma grande mudança no cenário. “A chuva mudou o jogo.” Graças ao clima, a expectativa de produção na safra subiu, podendo chegar perto de 610 milhões de toneladas de cana processadas no Centro-Sul, bem acima da safra passada.
No entanto, ao invés de reforçar o crescimento do volume de cana moída, a Canaplan está reforçando o conceito de que o que deve ser considerado é o total de milhões de toneladas de açúcares recuperáveis (Açúcar Total Recuperável - ATR), que neste ano está muito aquém do ideal porque a qualidade da matéria-prima está pobre, devendo fechar em 80,2 milhões de toneladas de ATR (com média de 131,7 kg de ATR/t). Quase o mesmo patamar do ciclo passado, que fechou em 78 milhões de toneladas de ATR.
A produtividade agrícola deverá fechar, segundo estimativas da Canaplan, em 82 t/ha no Centro-Sul. Para esta região, a consultoria aposta num mix de produção de 41,4% para o açúcar e 58,6% para o etanol. O total de etanol produzido deverá ser de 27,6 bilhões de litros.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.