A safra 2017/18 será menor que a atual?
30-11-2016

No primeiro terço do próximo ciclo a produtividade será menor porque o canavial está muito atrasado

Em Minas Gerais, Mário Campos, presidente da Siamig (Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais), está receoso quanto à cana que será colhida no ano que vem. “Os canaviais colhidos de maio a setembro deste ano e que serão colhidos na próxima safra, praticamente, não viram água.” Por conta do clima, a expectativa é de uma safra menor ou, no mínimo, igual à deste ano em MG. Miguel Tranin tem a mesma opinião quanto ao Paraná. “Será igual a esta ou menor, até porque vamos ter pouca cana de ano-e-meio sendo incorporada à produção.”

Mas há quem prefira esperar um pouco para se posicionar precisamente sobre a redução do volume de cana em 2017/18. “Ainda é cedo para dizer que vamos ter menos cana em Goiás. Temos que esperar o comportamento do verão”, salienta André Rocha, presidente do Sifaeg (Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol de Goiás).

Também na visão de Manoel Ortolan, presidente da Canaoeste, ainda é cedo para uma posição segura sobre a próxima safra. A produção de cana é muito dependente das condições de clima: precipitação, temperatura e luminosidade. Mas ele reconhece que, hoje, a análise indica menos cana para 2017/2018 em função de fatores como clima, pragas, doenças, pela área de plantio de 18 meses em 2016 e por se ter um canavial com idade média avançada.

O economista Fernando Moraes Correa Carvalho, analista de safra da Canaplan, acredita que, na melhor das hipóteses, a produção do ciclo 2017/18 será igual à deste ano. Mas ele concorda com a máxima: “o que constrói a safra é a própria safra.”

Para ter mais precisão, é preciso esperar até o dia 31 de março de 2017. “Mas com um pouco de segurança, podemos falar que no primeiro terço do próximo ciclo a produtividade será menor porque o canavial está muito atrasado. Não dá mais tempo para chegar com produtividade alta. O canavial que será colhido em abril e maio só tem folha.” Mas, se houver chuva e for bem distribuída, a perspectiva para o restante do ano pode melhorar. “Em 2015, houve chuva e tivemos uma bela safra.”

Veja matéria completa na editoria Capa na edição 38 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.