Ações de usinas têm alta na Bolsa mesmo após incêndios em canaviais
27-08-2024

Os papéis da São Martinho subiram 3,58% na Bolsa na sessão de ontem — Foto: Wikimedia Commons
Os papéis da São Martinho subiram 3,58% na Bolsa na sessão de ontem — Foto: Wikimedia Commons

Alta do petróleo foi um dos motivos para a valorização dos papéis

Por Paulo Santos e Nayara Figueiredo

As ações das usinas de cana registraram alta ontem na Bolsa em meio às expectativas sobre os efeitos dos incêndios na produção de açúcar e etanol. A valorização do petróleo, que fez os papéis da Petrobras subirem quase 9%, também contribuiu para a alta das ações das usinas.

Os papéis da São Martinho subiram 3,58%, enquanto os da Raízen avançaram 0,92%.

Para o estrategista-chefe da RB Investimentos, Gustavo Cruz, o preço mais alto do açúcar — por causa dos incêndios — pode ter estimulado a busca pelos papéis das usinas. A alta do petróleo, que impulsiona o mercado de etanol, também explica a valorização.

Em comunicado ontem, após o fechamento do mercado, a São Martinho informou que as chamas afetaram 20 mil hectares de canaviais da empresa. Com isso, estima-se uma redução de 110 mil toneladas na produção de açúcar na safra 2024/25. “Os focos foram combatidos pelas brigadas de incêndio da companhia, sem registro de vítimas ou impactos em outros ativos”, disse a São Martinho.

A cana atingida será processada nos próximos dias, mas sem impactos na quantidade de Açúcar Total Recuperável (ATR). A redução na oferta de açúcar será compensada por um aumento proporcional na produção de etanol. A São Martinho ainda fará um investimento de R$ 70 milhões em tratos culturais nas próximas safras, para preservar a produtividade dos canaviais.

Também em comunicado, a Raízen informou que os incêndios atingiram 1,8 milhão de toneladas de cana própria da empresa e também de fornecedores. Esse volume representa 2% do total de cana prevista para a safra 2024/25.

“A companhia está priorizando a moagem da cana-de-açúcar afetada. Com essa medida, esperamos que as perdas e impactos em nossos resultados sejam imateriais”, disse.

Fonte: Globo Rural