Açúcar/S&P: produção na 1ª quinzena de setembro deve cair 1,3% ante 2023, para 3,09 mi de t
25-09-2024

Ilustração
Ilustração

A produção de açúcar na região Centro-Sul do Brasil deve atingir 3,09 milhões de toneladas na primeira quinzena de setembro, queda de 1,3% na comparação anual, de acordo com pesquisa da S&P Global Commodity Insights com 23 analistas.

Por Leandro Silveira

A estimativa de moagem de cana para a primeira quinzena de setembro variou de 41,2 milhões de toneladas a 45,8 milhões de toneladas na pesquisa, com a média total de moagem de cana projetada em 42,64 milhões de toneladas, aumento de 1,8% em relação ao ano passado.

O açúcar recuperável por tonelada de cana-de-açúcar (ATR) deve ser de 157 quilos por tonelada, aumento de 2,3% em relação ao ano anterior. Para produção de açúcar deverão ser usados 48,40% da cana processada, abaixo dos 51,04% do ano anterior. "Espera-se que a seca prolongada e os incêndios florestais resultem em números baixos tanto para a mistura de açúcar quanto para a produção, já que a cristalização continua sendo um desafio devido à deterioração da qualidade da cana", disse a analista de açúcar da S&P Global Commodity Insights, Bianca Guimarães, em nota.

A produção total de etanol de cana-de-açúcar e milho foi estimada em 2,38 bilhões de litros, aumento de 11,7% em relação ao ano anterior, mostrou a pesquisa. A produção de etanol hidratado deve atingir 1,51 bilhão de litros, de acordo com a média das respostas dos analistas na pesquisa. Esse volume representaria aumento de 19,20% na comparação anual. A produção de etanol anidro de cana-de-açúcar e milho na primeira quinzena de setembro deve totalizar 874 milhões de litros, alta de 0,72% na comparação anual, de acordo com a pesquisa.

A União da Indústria da Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) deve divulgar os números da produção nos próximos dias.

Fonte: Broadcast