ADM assumirá usinas de milho em três países
22-04-2015

A Archer Daniels Midland Company (ADM) anunciou um acordo para comprar diversos ativos da Eaststarch, uma joint-venture entre a própria ADM e a Tate & Lyle.

Pelo acordo, a trading americana vai pagar 240 milhões de euros em dinheiro à Tate & Lyle e assumir as usinas de milho da empresa na Bulgária e Turquia e passará a deter 50% de um moinho na Hungria.

A negociação está “sujeita a questões habituais” e prevê também que a Tate & Lyle assuma a propriedade da Eaststarch na Eslováquia.

“Nosso negócio de milho está criando valor agregado para o acionista com expansão geográfica e a crescente diversificação do nosso portifolio de produto”, disse Chris Cuddy, presidente da unidade de processamento de milho da ADM.

“Com o fim das cotas de produção de açúcar na Europa, haverá enormes oportunidades de crescimento no setor de adoçantes, incluindo a abertura de novos mercados no Leste Europeu.

Ao adquirir maior parcela nesses ativos, a ADM será capaz de aumentar a oferta de produtos de adoçantes e melhorar a capacidade de atendimento na área de amidos na Europa”.

As instalações da Bulgária, Turquia e Hungria têm uma capacidade de moagem diária combinada de aproximadamente 200 mil bushels (5 mil toneladas).

Elas produzem principalmente adoçantes e amidos; a unidade da Hungria também produz etanol para combustível, bebidas e produtos para uso industrial.

Essa operação vai aumentar a capacidade de moagem global de milho pela ADM em 7,5%, para cerca de 3 milhões de bushels (7,62 milhões de toneladas) por dia.

“O valor desta transação reflete a redução nos preços do açúcar que irá acontecer na Europa”, adicionou Cuddy.

Como parte da transação, a ADM irá fornecer à Tate & Lyle frutose cristalina a partir da usina da Turquia.

Além disso, a Tate & Lyle indicará a ADM como agente exclusivo para a venda de adoçantes líquidos e amidos industriais produzidos por suas fábricas da UE.

A Eaststarch, joint-venture entre a ADM e Tate & Lyle com 50% cada uma, foi formada em 1992.

Possui as três usinas de milho, um na Eslováquia, um na Bulgária e uma na Turquia e 50% de uma fábrica na Hungria.

A transação está sujeita à aprovação regulatória em algumas jurisdições. E ADM anunciou que tem como meta fechar o negócio neste verão no hemisfério Norte.