Admar Strini Junior transforma lavoura de cana com apoio da Biomcrop
12-06-2025

Produtor aposta em biotecnologia e saúde do solo para elevar produtividade e sustentabilidade

Após mais de 40 anos de carreira corporativa em grandes grupos no setor agroindustrial da cana-de-açúcar, Admar Strini Junior decidiu mudar o rumo de sua trajetória e seguir um novo caminho na agricultura, agora como produtor de cana. No Sítio Santo Antônio, da Agropecuária São José, ele implantou uma das mais consolidadas iniciativas de agricultura regenerativa do país, em parceria com a Biomcrop. 

A empresa brasileira inovadora em soluções biológicas para o agro inaugurou uma Célula Regenerativa na propriedade, na quinta-feira (29/6). “É um modelo muito interessante que veio para ficar”, disse Strini, destacando a simplicidade e automação do sistema instalado.

Durante o evento de entrega técnica, o diretor-geral da empresa, Júlio Bertoni, afirmou que o foco está na regeneração do microbioma do solo, através de um consórcio de microrganismos que devolvem o equilíbrio para o sistema de manejo, aumentando a eficiência nutricional e entregando proteção e promoção do crescimento das plantas. O ProBiom, biofertilizante produzido na propriedade, utiliza fontes de inóculo como conteúdo ruminal, solo de alto potencial produtivo e mata nativa para repor a biodiversidade e impulsionar a produtividade das culturas.

A tecnologia está inserida na Célula Regenerativa Biomcrop, uma biofábrica automatizada que produz insumos biofertilizantes in loco. Além da biotecnologia exclusiva, a Biomcrop oferece um biomonitoramento das lavouras em tempo real. Com indicadores como carbono da biomassa microbiana e atividade enzimática, é possível acompanhar os avanços da regeneração do solo e tomar decisões com base científica.

O professor Dr. Eduardo Dal'Ava Mariano, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ressaltou que os bioinsumos são peças-chave para um novo modelo agrícola que prioriza equilíbrio ecológico e eficiência de recursos. À CanaOnline ele falou sobre os avanços de sua pesquisa sobre o papel dos micro-organismos na liberação de fósforo no solo visando entender como essa simbiose pode melhorar a nutrição das plantas e ampliar a eficiência dos insumos.

Segundo ele, os produtos biológicos têm mostrado grande potencial em melhorar a eficiência no uso de nutrientes, como o fósforo, possibilitando a adoção de fontes de nutrientes mais sustentáveis, como fosfatos reativos, por exemplo.

Benefícios que refletem no bolso

Além de aumentar o enraizamento, reduzir perdas por estresses climáticos e fortalecer o sistema defensivo das plantas, os benefícios das soluções biológicas da BiomCrop têm refletido diretamente no bolso do produtor. A Agropecuária São José busca, com a parceria, uma economia com insumos e maior rentabilidade por hectare.

Alan Pavani, diretor de Marketing e Inovação da BiomCrop, celebrou a parceria com o produtor. Ele ressalta que a Biomcrop já acumula mais de 30 células regenerativas espalhadas por diferentes estados do Brasil, com foco em culturas como soja, milho, algodão e cana.

A utilização de biofertilizantes com elevada biodiversidade, como o Probiom, tem mostrado resultados positivos em diferentes regiões do país. Segundo Pavani, a empresa desenvolveu uma plataforma de inteligência de dados que correlaciona todas as informações dos biomonitoramentos conduzidos em clientes. “São milhares de dados demonstrando incrementos na vida do solo e na produtividade das culturas”. 

A Biomcrop enfatizou também a importância da personalização no processo de cultivo. Durante o evento, Murilo Gaspar Litholdo, RTV da empresa, explicou os pilares da agricultura regenerativa, que envolvem biotecnologia, biogeografia e biomonitoramento. Esse modelo permite que a empresa adapte suas soluções às necessidades específicas de cada produtor, garantindo eficiência no uso dos recursos e no incremento de produtividade.

A inovação, que já está sendo aplicada em grandes grupos produtores do setor sucroenergético, vem ganhando adesão entre os pequenos e médios agricultores.

Plataforma de biomonitoramento possibilita decisões mais assertivas e eficazes

Na ocasião, o diretor de infraestrutura da Biomcrop, Hebert Del Petri, reforçou a relevância dos resultados de campo na geração de valor para os produtores. A empresa apresentou sua plataforma exclusiva de biomonitoramento, uma solução integrada que analisa dados de solo, planta e produtividade em tempo real, ajudando os produtores a tomarem decisões mais assertivas e eficazes.

A plataforma da BiomCrop não apenas coleta dados, mas também permite a validação dos resultados da regeneração biológica, impulsionando a longevidade e a eficiência dos canaviais. Del Petri explicou como a integração de informações de campo com bancos de dados científicos contribui para um entendimento mais profundo das mudanças no ambiente e seus impactos na produção.

A parceria da Biomcrop com a HESS MPB, empresa que fornece mudas sadias para formação de viveiros de cana-de-açúcar, também foi citada no evento. Fernando Luiz Camolesi, sócio proprietário da HESS, compartilhou os avanços obtidos com o uso do Metabiom, um bioinsumo desenvolvido pela Biomcrop que é voltado para a produção de mudas (MPB).

O produto resultou em uma redução significativa no tempo de produção das mudas de cana-de-açúcar, potencializando o desenvolvimento das raízes e resultando em ganhos de 30% a 40% na massa seca do sistema radicular. Com isso, a produção de mudas foi acelerada em até 15 dias, principalmente em condições climáticas favoráveis.