Adriana Ferreira, da SIAMIG Bioenergia, será debatedora no 14º Cana Substantivo Feminino
20-02-2026

A Gerente de Comunicação e Marketing da SIAMIG Bioenergia integra painel: O Poder da Comunicação

Por Andréia Vital

O painel “O Poder da Comunicação” será um dos destaques do 14º Cana Substantivo Feminino e contará com a participação de Adriana Ferreira, gerente de Comunicação e Marketing da SIAMIG Bioenergia. O encontro será realizado no dia 26 de março, no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto - SP, e reunirá profissionais do setor sucroenergético para discutir o papel estratégico da comunicação na relação entre empresas, públicos e sociedade.

Formada em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda, Adriana atua há cerca de 20 anos na área de comunicação. Possui duas pós-graduações, uma em Tecnologias em EAD e outra em Comunicação Digital e Mídias Sociais, além de experiência em projetos e na aplicação de inteligência artificial em operações de comunicação e marketing.

Desde junho de 2025 na SIAMIG Bioenergia, a profissional é responsável pela comunicação institucional e de marketing da entidade, com atuação no relacionamento com associados, na interlocução com a imprensa e na gestão da imagem da marca, em articulação com a agência que atende a instituição. O trabalho também envolve a estruturação de processos e o fortalecimento da governança da comunicação.

A gerente destaca ainda a presença feminina na estrutura da SIAMIG Bioenergia. Atualmente, seis mulheres integram um time de nove profissionais em cargos estratégicos, o que reforça o protagonismo feminino e a valorização das mulheres nas entidades representativas do setor de bioenergia.

A SIAMIG Bioenergia atua como canal de interlocução entre o setor de bioenergia, a sociedade civil e os governos federal e estadual, além de órgãos ligados ao planejamento energético, com foco no desenvolvimento sustentável da cadeia da cana-de-açúcar, do açúcar, do etanol e da bioenergia.

As inscrições para o 14º Cana Substantivo Feminino estão abertas e podem ser feitas pelo link https://www.sympla.com.br/evento/14-encontro-cana-substantivo-feminino/3304875