Agrishow 2022: Nematicida biológico controla os inimigos invisíveis dos canaviais
28-04-2022

Presentes em mais de 70% dos canaviais brasileiros, os nematoides podem causar grandes prejuízos à cana-de-açúcar. Invisíveis a olho nu, esses invasores parasitam o sistema radicular, bulbos e tubérculos da cultura, que se torna deficiente e pouco produtiva. Em casos de variedades muito suscetíveis e níveis populacionais muito altos, as perdas podem chegar a até 50% da produtividade.

Quatro espécies se destacam entre as mais danosas para a cana-de-açúcar: nematoides das galhas (Meloidogyne incognita e M. javanica) e os das lesões radiculares (Pratylenchus zeae e P. bracyurus). No entanto, a Pratylenchus zeae deve ser considerada como a mais importante para a cultura, pois é a mais frequentemente encontrada em populações altas o suficiente para causar danos. Pesquisadores relatam que é difícil analisar um canavial e não encontrar infestações dessa espécie.

O controle pode ser feito por métodos culturais (rotação de culturas), químicos e biológicos. Porém, esse último vem ganhando destaque nos últimos anos, pois além de diminuir o nível das infestações, também acarreta melhorias ao desenvolvimento da cana-de-açúcar.

É o caso do Biobac, nematicida microbiológico de alta eficiência da UPL e um dos destaques da marca na Agrishow deste ano. Segundo o supervisor de marketing da empresa, Homero Moreschi, o produto cria um biofilme na rizosfera da cultura, auxiliando no controle dos nematoides e aumentando a capacidade de absorção de alguns nutrientes, como o fósforo. “Outro grande benefício desse produto é a melhoria do sistema radicular da cultura, que se aprofunda no solo e, consequentemente, consegue passar melhor por períodos de alto estresse hídrico.”

O estande da UPL na Agrishow 2022 está localizado dentro do Shopping Rural Coopercitrus.

Fonte: CanaOnline