Agrishow reflete a realidade de crise do Brasil. Muito preocupante!
04-05-2015

Pela primeira vez em 22 edições, a Agrishow, maior feira do agronegócio da América Latina, estima queda no volume de negócios em relação ao ano anterior, que foi de R$ 2,7 bilhões. De acordo com as entidades realizadoras (Abag, Abimaq, Anda, Faesp e SRB), a alta dos juros e a incerteza política econômica foram as principais responsáveis pela grande queda na realização de negócios. “O Brasil vive hoje uma crise de confiança generalizada e sentida também pelo produtor rural”, explicaram os realizadores.

Mas quem foi à feira, talvez tenha a impressão de que a queda seja ainda maior.
Nos dois primeiros dias, o silêncio era tão grande, que parecia que a feira não havia começado. Não havia conversa animada entre vendedores e compradores, sinos tocando anunciando vendas, exclamações de visitantes empolgados com as novidades, a rádio Agrishow estava muda e os helicópteros não cruzam o céu.
No terceiro dia melhorou um pouquinho, mas nada parecido com as edições anteriores, e já havia a sensação de que a Agrishow 2015 seria pior do que se esperava. O som mais alto que houve na feira, foi da manifestação dos produtores rurais na abertura. Na qual, as autoridades preferiram fugir. A Ministra Kátia Abreu, nem foi visitar o estande do Ministério da Agricultura.
Essa queda de vendas pela primeira vez na história Agrishow é alarmante, reflete o cenário atual de nosso país. A resposta da Agrishow assusta, pois mostra que o Agronegócio, o setor alicerce do Brasil, foi gravemente atingido.
A esperança dos realizadores da feira é que o Plano Safra, previsto para ser anunciado no dia 19 de maio, possa voltar a fornecer as condições necessárias para a retomada dos investimentos.
Mésmo em épocas de crise, existem aqueles que fazem a diferença, no caso da Agrishow, aquelas empresas que ainda investem em tecnologia e apresentaram lançamentos para melhor o desempenho do campo. Só a John Deere apresentou 11 lançamentos.
Essa gente tenta salvar a lavoura brasileira, recuperá-la da ação maléfica de um bando de pragas e plantas daninhas que apenas sangram nossos cofres.
Parabéns para quem ainda acredita! E que a próxima Agrishow os números voltem a ser positivos, pois será um forte sinal de que as pragas foram controladas.

Veja matéria completa na editoria Economia, edição de abril da CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo CanaOnline e baixe também grátis as edições da revista no celular – www.canaonline.com.br