Agroindústria canavieira é o setor do agro quem mais emprega com carteira assinada
17-10-2023

Na agroindústria da canavieira, 95% dos ocupados são empregados com carteira assinada, enquanto, na agroindústria em geral, esse percentual é de 58%. No agronegócio como um todo, apenas 36%

Estudo realizado pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, aponta que, na agroindústria da canavieira, 95% dos ocupados são empregados com carteira assinada, enquanto, na agroindústria em geral, esse percentual é de 58%.

No agronegócio como um todo, apenas 36% das pessoas ocupadas possuem carteira assinada. Tal resultado é um indicador do nível de qualidade mais elevado dos empregos gerados pela atividade sucroenergética. Embora estudos como esse apontem uma profunda transformação do setor, que vem se notabilizando pela ação de políticas sócio e ambientalmente sustentáveis, o surgimento de casos pontuais – e que representam uma minoria – coloca todo o setor em xeque.

O assunto foi tema do 1º Fórum de discussão sobre Relações de Trabalho no Campo, promovido em 10 de outubro pela Canaoeste, que teve como palestrantes o auditor fiscal do Trabalho e coordenador de Fiscalização Rural no estado de SP – Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Fernando da Silva, que foi representante da bancada de governo na revisão da NR-31, e o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, com sede em Campinas-SP, desembargador Dr. Samuel Hugo Lima.

O evento, que reuniu autoridades, representantes de usinas e de outras associações, além de produtores rurais, contou, ainda, com uma apresentação do Programa SEMEIA – Desenvolvimento sustentável em estratégia coletiva, desenvolvido pela Canaoeste com seus associados. A apresentação ficou a cargo de Fábio Soldera, coordenador do Programa SEMEIA.

O 1º Fórum foi encerrado com um debate com a participação do Gestor Corporativo da Canaoeste, Almir Torcato; do auditor Fernando Silva; de Elimara Sallum, consultora para assuntos sindicais e trabalhistas da UNICA; Kleber de Luca, gerente de SSMA da Raízen, e Jader Solano, da BBMO Advogados Associados e Assessoria.