Agrovale planeja atingir moagem de 2,5 milhões de toneladas em cinco anos
21-01-2016

Localizada no sertão do Nordeste, na cidade de Juazeiro, BA, a Usina Agrovale tem calendário semelhante ao do Centro-Sul. Tanto que começou a safra 2015/16 em abril e concluiu na segunda metade de novembro de 2015.

Para Francisco Celestino, superintendente agrícola da empresa, o resultado foi excelente. Com produtividade de 115,5 toneladas por hectare, atingiu uma produção total de 1,9 milhão de toneladas de cana. Na safra anterior a produção havia sido de 1,42 milhão de toneladas, com 103,8 toneladas por hectare.
Na última semana de abril a usina deve iniciar a safra 2016/17, com previsão de moagem de 1,8 milhão de toneladas. “Vamos reduzir um pouco a produção em função de manejo interno, mas estamos nos preparando para um manejo maior.” A previsão da empresa é de atingir 2,5 milhões de toneladas dentro de cinco anos.

SEGREDO DA PRODUTIVIDADE

O diferencial da Agrovale é o fato de ter uma área 100% irrigada. Está situada às margens do Rio São Francisco, de onde retirada recursos hídricos para realizar três diferentes métodos de manejo: sulco-infiltração; pivô linear e central, e gotejamento.
Celestino relata que a diretoria está preocupada em melhorar a pegada hídrica da empresa. Por isso, tem expandido o sistema de gotejamento. “Em 2015, implementamos uma área maior de gotejo, de quase 1,2 mil hectares. O gotejamento foi espetacularmente importante para esse arranque na produtividade, chegando a um TCH de 115,4.”
Em uma área total de aproximadamente 17 mil hectares com cana, a Agrovale já tem gotejamento em cerca de 6 mil hectares.
Em breve, veja aqui no portal CanaOnline mais detalhes sobre o sistema de irrigação da Agrovale, especialmente dos resultados obtidos nas áreas com gotejamento.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.