Ainda é difícil prever o impacto de El Niño sobre as regiões canavieiras do Centro-Sul
19-10-2015

Chuvas no Sul, calor escaldante no Sudeste, seca no Nordeste. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a “culpa” dessa variação climática no país é do El Ninõ, que este ano está mais intenso do que o normal.

O El Niño é um fenômeno climático caracterizado pelo aquecimento fora do normal das águas superficiais e subsuperficiais do Oceano Pacífico Equatorial. Essa mudança de temperatura provoca uma modificação da circulação geral da atmosfera. No Brasil, o fenômeno se caracteriza por chuvas mais intensas nas regiões Sul e Sudeste e tempo mais seco nas regiões Norte e Nordeste.
Em abril, a previsão era de um El Niño de intensidade moderada ou leve em 2015. Já neste mês de outubro é possível afirmar que o fenômeno veio com forte intensidade neste ano.
Embora outubro esteja sendo marcado pelo forte calor no Sudeste, é fato que o ano tem sido bem mais chuvoso do que em 2014. Vide o mês de setembro, que teve alta precipitação pluviométrica, o que inclusive abriu grande expectativa quanto à dificuldade das usinas em processarem toda cana disponível em 2015. Além disso, o inverno foi de déficit hídrico inferior ao da média histórica, antecedido por um início de safra bastante molhado.
Mas como as águas deram uma trégua em outubro, as usinas, na média, têm tirado o atraso da colheita. Mas e como será novembro e início de dezembro? Quanta chuva El Niño trará às regiões canavieiras do Centro-Sul neste período?
Nesta reta final o clima é decisivo para as usinas, inclusive para a definição do quanto de cana será bisada para o próximo ciclo.
Apesar da presença do El Niño, ainda é difícil prever o tamanho do impacto deste fenômeno sobre as regiões canavieiras da região Centro-Sul do país. Principalmente pela variação do clima em boa parte das regiões canavieiras; ora chuva, ora (muito) sol.


Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.