Alcoolvale busca da certificação do RenovaBio
16-12-2019

A Usina Alcoolvale, localizada em Aparecida do Taboado – MS, vem trabalhando para conseguir a RenovaBio,  certificação de que a empresa está de acordo com a Política Nacional de Biocombustíveis. Ela foi instituída pela Lei nº 13.576/2017, no governo de Michel Temer, e busca impulsionar o uso de combustíveis renováveis no país, ajudando na redução de emissões de gases do efeito estufa. A Alcoolvale enviou todos os documentos e nos dias 4 e 5 de dezembro recebeu os auditores da Benri Biomass Energy Research Institute.

Após todas as análises realizadas, a empresa atingiu os resultados necessários e vai seguir no processo certificação. Os dados apurados pela inspetora credenciada irão compor um relatório que seguirá para a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), que deverá abrir consulta pública. Depois dessa ação, a Benri Biomass Energy Research Institute vai elaborar um novo relatório.

Na sequência, esse documento será enviado para a ANP, que fará uma nova verificação das informações antes de aprovar a certificação. O Certificado da Produção Eficiente de Biocombustíveis terá validade de três anos, contados a partir da data de sua aprovação pela ANP, e somente poderá ser emitido pela organização inspetora, após a aprovação do processo pela ANP.

Com a certificação, a empresa passa a comercializar também o CBIO (crédito de descarbonização), que é uma espécie de crédito que será gerado conforme a nota final atribuída pela firma inspetora e vendida aos distribuidores de combustíveis fósseis para que eles compensem a sua emissão de gases de efeito estufa.

 A Alcoolvale acredita que esta certificação será uma ótima chance de aumentar o incentivo do consumo do etanol, além da geração de mais recursos financeiros, uma vez que também realizará a venda do CBIO.

A Usina Alcoolvale,  localizada em Aparecida do Taboado – MS.

Fonte: Alcoovale