Alcoolvale chega aos 40 anos promovendo desenvolvimento
14-01-2021

Em 2020, a Alcoolvale enfrentou grandes desafios devido à pandemia de Covid-19, mas, seguindo os protocolos de biossegurança, a empresa prosseguiu normalmente com as suas operações. Dessa forma, tendo sido fundada em 8 de novembro de 1980, a organização tem motivos para comemorar os seus 40 anos de existência.

A Alcoolvale nasceu graças ao estímulo dado pelo Governo Federal por meio do Programa Nacional do Álcool (Proálcool) e teve como empreendedores iniciais empresários de Aparecida do Taboado (MS) que apostaram no setor agroindustrial. O grupo investiu na diversificação das atividades produtivas e teve a certeza de estar contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região conhecida como Bolsão Sul-Mato-Grossense. Seu nome original foi Alcoolvale – Destilaria Vale do Rio Quitéria S/A.

Em 2000, foi adquirida pelo grupo sucroalcooleiro capitaneado pela Unialco S/A Álcool e Açúcar, de Guararapes (SP), município da região de Araçatuba (Noroeste Paulista). No ano 2018, foram restauradas as placas de fundação e inauguração contendo os registros originas desta história.

A placa de inauguração traz o registro da primeira diretoria:

  • Presidente: Sebastião Maria de Freitas
  • Vice-presidente: Wilson Ferreira Lima
  • Diretor superintendente: Eduardo Yared
  • Diretores: Sérgio Stateri e Ivan Roberto Carrato

Desenvolvimento

A empresa teve sensível impacto na vida dos moradores do município, trazendo oportunidade de trabalho e desenvolvimento. O colaborador João Rodrigues de Camargo, por exemplo, começou a trabalhar na empresa em 1983 e ficou até 1991 realizando as atividades de plantio e corte de cana de açúcar. Retornou à Alcoolvale em 2012 onde está até o momento, atualmente como auxiliar de manutenção predial, totalizando 16 anos na empresa.

Ele começou cuidando do viveiro de mudas, passou pelo plantio e pelo corte de cana, acompanhando de perto o crescimento da indústria. Camargo lembra que a empresa ajudou a retirar muitos jovens das ruas para trabalhar no campo, contribuindo na formação e no desenvolvendo do caráter de todos eles.

Outros fatos importantes ocorreram na empresa, como em 2003, quando foi iniciado o uso do controle biológico que se consolidou como uma prática sustentável, sendo que o controle químico passou a ser utilizado somente quando o biológico não foi suficiente.

Em 2007, teve início a colheita mecanizada, e, em 2011, o plantio mecanizado. Respeitando a Lei nº 11.241/02 de 19 de setembro de 2002, em 2016 as queimadas deixaram de ser utilizadas. Naquele ano, uma trágica notícia entristeceu toda a equipe da empresa: o falecimento do presidente do grupo Unialco, Luiz Guilherme Zancaner.

Programas

Sempre tendo a sustentabilidade como norte, a empresa toma ações visando a preservação do meio ambiente somada à melhoria da produtividade. Neste sentido, em 2017, a Alcoolvale começou a rotação de culturas com a soja e o amendoim. E, em 2018 e 2019, a empresa consolidou três programas voltados para educação, bem-estar e segurança dos colaboradores.

O primeiro é o programa 4Ps, que lembra ao colaborador a necessidade de Parar, Pensar, Prevenir-se e Prosseguir em segurança nas suas tarefas diárias. O segundo é o Programa de Comunicação Social (PCS), em que a assessoria de imprensa busca informar todo o quadro de funcionários sobre as atividades ocorridas dentro da instituição, sendo elas campanhas, treinamentos, manutenções e novidades. O terceiro projeto é o programa 4Rs (Reduzir, Reciclar, Repensar e Reutilizar), que reforça a necessidade de preservação do meio ambiente.

Do ponto de vista social, a Alcoolvale participa de projetos e parcerias educacionais em Aparecida do Taboado, como o Passo a Passo (Equoterapia), auxílio ao Lar dos Idosos, Bom Bola, Bom na Escola, Jovem Aprendiz Industrial em parceria com o SESI/SENAI e Jovem Aprendiz Rural, com apoio do SENAR-MS e sindicato rural.

Safra 2020

No último dia 11 de outubro, a Alcoolvale finalizou a colheita da safra 2020. Neste ano foram colhidas 1.266.149 toneladas de cana-de-açúcar, para a produção de 55.421.673 litros de etanol hidratado e 1.698.454 sacas de açúcar VHP para exportação.

Nestes 40 anos, a empresa vem trabalhando de forma constante para ampliar a sua capacidade de processamento de cana-de-açúcar, contribuindo de forma ainda mais decisiva no desenvolvimento regional e na elevação da renda média da população da sua área de influência.

A missão do grupo Unialco, do qual a Alcoolvale faz parte, é desenvolver e empreender o agronegócio da cana-de-açúcar com excelência e de forma sustentável, objetivando a satisfação dos seus acionistas, colaboradores e clientes. O seu objetivo é preservar, conservar, reciclar, educar, conscientizar, reutilizar e respeitar os recursos naturais e culturas tradicionais, de modo comprometido com a vida e com o bem-estar de todos. Como valores corporativos, a empresa oferece aos clientes uma equipe de profissionais altamente qualificados e capacitados a oferecer ideias e soluções com segurança, rapidez e qualidade.

A identidade organizacional, composta pela missão, visão e valores, é o documento que demonstra o compromisso da Alcoolvale com o município, a região, o estado, o Brasil e o mundo. Todos os números dispostos nesta trajetória, da produção aos impostos, dividendos e empregos gerados, são a comprovação de que se trata de uma história muito bem sucedida. Que venham mais 40 anos.

Alcoovale