Alerta laranja indica chuva forte e ventania no Centro-Oeste e Norte
31-10-2024
Mato Grosso, Goiás e Tocantins devem ter os maiores volumes
Por Marcos Fantin — São Paulo
O corredor de umidade que atua sobre o Brasil mantém nuvens carregadas no interior do país, com condição para temporal nos Estados do Centro-Oeste, Minas Gerais e Tocantins, principalmente. Além disso, a circulação de ventos em diferentes níveis da atmosfera voltam a levar umidade para a região Norte, segundo a Climatempo.
O sol aparece entre muitas nuvens no sul da Bahia, norte de Minas Gerais e de Goiás, e no centro e sul do Tocantins. O dia também deve ter temporais no centro, leste e nordeste de Mato Grosso e pancadas irregulares em Mato Grosso do Sul e São Paulo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta laranja de perigo para chuvas intensas para a madrugada desta quinta-feira (31/10). A previsão é que chova entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros em 24 horas, com ventos de 60 a 100 km/h, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O alerta abrange boa parte de Mato Grosso, Goiás e Tocantins.
A Climatempo destaca também condições para ventania forte durante os temporais em Brasília, Goiânia, além de Januária e Unaí, em Minas Gerais, e Ilhéus e Porto Seguro, na Bahia.
Já para o Sudeste, a temperatura volta a subir na capital São Paulo, com máxima de 27ºC, onde não deve chover, enquanto no Rio de Janeiro os ventos úmidos sopram do mar para o continente e causam chuva.
No Sul, o litoral do Paraná e de Santa Catarina têm previsão de tempo nublado e garoa ao longo do dia, enquanto não chove em todo o Rio Grande do Sul. Além disso, pode chover no oeste de Santa Catarina.
No Nordeste, o ar seco ainda é destaque, com valores de umidade relativa do ar abaixo dos 30% no Piauí e calor acima de 35ºC na capital Teresina. Não chove em Salvador, São Luís e Fortaleza.
Fonte: Globo Rural